O Dacia Sandero foi o segundo modelo mais vendido no mercado europeu no ano passado, deixando para trás veículos como o Volkswagen T-Roc, o Fiat 500, o Volkswagen Golf e o Toyota Yaris.

O hatchback produzido pela marca romena do Grupo Renault é um carro do segmento B que nasceu com proposta de baixo custo e robusto, porém prático e robusto, que foi originalmente lançado em 2008. A terceira geração do Sandero foi lançada em 2020 e, com os padrões de emissões cada vez mais rigorosos da Europa, parece altamente provável que essa seja a última iteração do veículo movida a combustão.

Galeria: Dacia Sandero (2027) - projeção Motor1.com

Nossa projeção exclusiva anexada na galeria de fotos acima mostra como poderia ser o Sandero de quarta geração. Nossos colegas do Motor1.com Itália sugerem que o modelo se transformará em um veículo elétrico por volta do ano 2027 e terá o design inspirado no conceito do SUV Bigster.

Embora nada esteja oficialmente confirmado, Denis Le Vot, CEO da Dacia, deu as primeiras dicas em uma entrevista à Autocar. Parece que a Dacia não abandonará o segmento B com o novo Sandero e manterá suas dimensões compactas e as proporções tradicionais do hatchback.

Dacia Sandero (2027), Motor1.com

Para fazer com que o carro pareça um pouco mais maduro, espera-se que a empresa romena combine a última iteração de sua grade corporativa com uma linha de cintura mais alta e mais maciça, bem como arcos de roda mais largos para um visual mais crossover.

Todos os Dacias de 2024 em diante serão construídos na plataforma CMF-B da Renault, enquanto as versões elétricas contarão com a arquitetura CMF-B EV correspondente. Simplificando, o Sandero compartilhará suas bases com os futuros carros elétricos compactos da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, incluindo o novo Renault 4, Renault 5 e Nissan Micra.

Para manter seu preço acessível, o Sandero EV provavelmente usará um pacote de bateria menor do que, por exemplo, o renovado Renault 5. O CEO da marca, Le Vot, chegou a confirmar que o modelo terá um "alcance menor e tempos de recarga mais longos do que seus concorrentes", mas isso não deveria ser uma surpresa, dada a natureza econômica da Dacia.

A marca vende atualmente o modelo elétrico mais barato no mercado europeu, o Spring, disponível no Brasil como Renault Kwid E-Tech, que será substituído por um novo modelo baseado em uma plataforma diferente do Sandero a partir do ano que vem.

Apesar disso, as informações sobre o futuro Sandero elétrico ainda são escassas. Ele deve se tornar uma alternativa da marca Dacia mais acessível ao Renault 5, mas será que vem ao Brasil com o emblema Renault? Deixe sua opinião abaixo.