O primeiro ônibus elétrico integral 100% nacional, com chassis e carroceria desenvolvidos pela Marcopolo, começa a receber componentes produzidos pela ZF.
Esse acordo marca o início do fornecimento de componentes ZF para ônibus elétricos fabricados no Brasil e é específico para o modelo Attivi Integral, lançado em 2021 com produção iniciada no segundo semestre de 2022.
Entre os produtos fornecidos pela ZF estão o compressor exclusivo para veículos elétricos, E-comp, produzido em Hannover, Alemanha, e os amortecedores Air Spring, produzidos pela unidade industrial da ZF na Argentina.
A ZF está otimista com a abertura desse novo mercado, inclusive, desenhando um cenário onde cada vez mais prefeituras irão aderir a mobilidade elétrica no transporte público, o que levará a um crescimento da frota de ônibus elétricos.
"Há perspectivas positivas de volume de fornecimento desses produtos, uma vez que algumas prefeituras ao redor do País têm adotado políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes, o que inclui a exigência ou incentivo à circulação de ônibus elétricos nas cidades", de acordo com Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul.
No caso de São Paulo (SP), por exemplo, a meta prevista em lei municipal é substituir gradualmente a frota de ônibus convencionais por ônibus elétricos, além das capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.
“A expectativa é que a produção voltada para o novo Attivi Integral supere 100 unidades/ano, o que é um bom resultado, considerando que a frota de ônibus elétricos ainda é pequena no País”, prevê.
Os equipamentos encontram aplicação tanto para ônibus na configuração de piso baixo como para modelos de piso alto. O E-comp da ZF foi desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos, enquanto os amortecedores Air Spring também são aplicáveis a veículos movidos à combustão.
O E-comp otimiza o trem de força elétrico, favorecendo a emissão de um ar mais limpo, graças à menor circulação de óleo no sistema. Além disso, desliga automaticamente para economizar energia quando o ar não é necessário. O conjunto é formado por um compressor, motor elétrico e bomba de óleo.
O compressor de ar elétrico mantém o sistema de freio abastecido com ar comprimido para garantir uma frenagem eficiente e segura. Além disso, é responsável por manter a pressão adequada nos amortecedores pneumáticos. O equipamento também pode ser utilizado para alimentar outros acessórios e dispositivos internos no Attivi Integral, como portas pneumáticas, elevadores para cadeiras de rodas, sistemas de ar-condicionado, sistemas de informação aos passageiros, entre outros acessórios que necessitam de ar comprimido para funcionar.
Os amortecedores Air Spring conseguem ler mecanicamente o tipo de estrada que o veículo está percorrendo e, assim, oferece maior estabilidade e segurança. Eles são aplicados entre o chassi e a cabine e também entre o chassi e os eixos.
O ônibus elétrico Marcopolo Attivi possui configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual dos munícipios. Em termos de produção, a expectativa é produzir 1.000 ônibus elétricos no primeiro ano na fábrica de Caixas do Sul (RS), número que pode avançar para até 3.000 veículos por ano (combinando chassis elétrico e ônibus elétrico integral) caso haja demanda.
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