A nova geração do Hyundai Kona Electric está disponível na Europa a partir de 41.990 euros (R$ 225.000). Com base no anúncio oficial da montadora coreana, isso representa um aumenta no preço base do SUV elétrico de 5.590 euros em comparação com seu antecessor, lançado recentemente no Brasil pela Caoa Hyundai por R$ 219.990. 

De acordo com a fabricante, o Hyundai Kona Electric agora é baseado em uma "plataforma completamente nova" – possivelmente a do Kia Niro EV, que também cresceu significativamente. De qualquer forma, a versão antiga do Kona mede 4,21 metros, a nova tem 4,36 metros, portanto é 15 centímetros mais comprida. A largura aumentou em 25 mm, a distância entre eixos em 60 mm. O visual agora parece muito mais futurista do que antes com destaque para o design da estreita faixa de luz na dianteira.

Hyundai Kona Electric 2024 - EUA

Como antes, duas versões de tração dianteira são oferecidas; no entanto, eles agora oferecem 115 kW (156 cv) e 160 kW (218 cv) em vez de 100 kW (136 cv) e 150 kW (204 cv). Como resultado, o tempo de arrancada e a velocidade máxima melhoraram.

  Versão de entrada anterior Versão de entrada nova Versão de topo anterior Versão de topo nova
Potência FWD 100 kW FWD 115 kW FWD 150 kW FWD 160 kW
0-100 km/h / Máxima 9,9 seg. / 155 km/h 8,8 seg. / 162 km/h 7,9 seg. / 167 km/h 7,8 seg. / 172 km/h
Consumo de energia 14,3 kWh 14,6 kWh 14,7 kWh 14,7-16,6 kWh
Bateria / autonomia WLTP 39 kWh / 305 km 48 kWh / 377 km 64 kWh / 484 km 65 kWh / 514 km
Capacidade de carga AC/DC 11 kW / n.a, 11 / 74 kW 11 kW / n.a, 11 / 102 kW
Tempo de carregamento AC 3,5h (10-100%) 4h55 (0-100%) 5,5h (10-100%) 6h25 (0-100%)
Tempo de carregamento DC com 50 kW (10-100%) 48 min n.a. 64 min n.d.
Tempo de carregamento CC com 100 kW (10-100%) 47 min 41 min 47 min 41 min
Preço base 36.400 Euros
(básica)
41.990 Euros (básica) 42.900 Euros
(Select)
47.190 Euros
(Trend)

Além disso, as baterias agora armazenam 48 kWh em vez de 39 kWh e 65 kWh em vez de 64 kWh, respectivamente. A versão topo de linha com a bateria maior e motor elétrico de 160 kW oferece agora autonomia WLTP de 514 km, enquanto 377 km pelo mesmo padrão são possíveis com a bateria de 48,4 kWh.

Antes, as faixas eram de 484 e 305 km, respectivamente. Apesar das baterias maiores, o tempo de carregamento em DC foi reduzido de 47 para 41 minutos. Para o novo Kona Electric, a Hyundai especifica agora também as capacidades máximas de carregamento com corrente contínua: são 73 ou 102 kW. Com a bateria grande, é possível recuperar até 162 km em 15 minutos, anuncia o fabricante.

Hyundai Kona Electric 2024 - EUA

Por dentro, o visual é semelhante ao do Hyundai Ioniq 5, e o novo Kona oferece duas telas de 12,3" lado a lado de série. Agora, um head-up display também está disponível. Com a "Chave Digital 2.0", o carro agora pode ser aberto via celular, e também há atualizações over-the-air e um sistema especial de navegação voltado para carros elétricos.

Assim como o Ioniq 5, existe agora também uma função vehicle-to-load (V2L) para o Kona Electric: por exemplo, dá pra carregar dispositivos externos através de uma tomada no interior, e uma e-bike pode ser conectada através de um adaptador para compartilhar o carregamento.

Galeria: Hyundai Kona - EUA

Os equipamentos de série incluem sistema de navegação, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto, ar condicionado automático de duas zonas, duas portas USB-C cada na dianteira e traseira, e rodas de liga leve de 17". Além disso, há uma variedade de sistemas de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e muito mais.

Há também um Pacote de Eficiência, um Pacote Trend (padrão na versão mais potente) e um Pacote Prime. O novo Hyundai Kona Electric vem com garantia de cinco anos para o carro, garantia de oito anos (até 160.000 km) para a bateria e garantia de mobilidade de oito anos. O lançamento no mercado será em outubro de 2023.

Lançado no Brasil neste ano por R$ 279.990, o Hyundai Kona Electric de geração anterior teve o preço reduzido para R$ 219.990 recentemente. Como o SUV elétrico acabou de chegar ainda não há uma palavra da Caoa Hyundai sobre a vinda do Kona de nova geração que acaba de chegar à Europa, algo que deve ocorrer mais adiante.