A Mercedes-Benz oficializa o lançamento da linha 2024 da dupla de elétricos EQA e EQB com importantes novidades. Como em típicas atualizações de meia-vida, os modelos ganham retoques visuais alinhados à mais recente identidade estética da marca e, de quebra, incorporam mudanças tecnológicas importantes. A reestilização chega agora à Europa e na sequência será lançada em outros mercados, como o Brasil.
Na dianteira, EQA e EQB 2024 ganham grade frontal com o novo padrão de estrelas característico dos elétricos da Mercedes-Benz. O fundo é preto e os pontos brilhantes passam sensação de brilho ao conjunto. Destaque ainda para a barra de luz que une os faróis e o pára-choque dianteiro otimizado para fornecer maior eficiência aerodinâmica. Na parte traseira, as lanternas também foram atualizadas e ganharam nova assinatura luminosa com efeito 3D.
No interior, os dois crossovers ganham novo volante de três raios com controles capacitivos, peças de acabamento atualizadas no painel e portas que incorporam logotipos Mercedes-Benz iluminados. Além disso, as telas do sistema de entretenimento e quadro de instrumentos são de 10,25 polegadas, cada, como padrão em todas as versões. Ambas rodam o sistema MBUX de última geração e podem operar nos modos Subtle, Sporty e Classic. Há também gráficos mais limpos e sistema de reconhecimento de voz mais receptivo a diferentes tipos de diálogo.
No caso do EQA 2024, a Mercedes-Benz fez aperfeiçoamentos importantes para aumentar a eficiência e entregar autonomia extra. Com aerodinâmica revisada, pneus otimizados de baixa resistência ao rolamento e novo modo de maximização de alcance que desliga momentaneamente algumas funções (como tela tela ou o ar-condicionado), o EQA agora entrega 560 quilômetros de alcance no ciclo WLTP na versão eQA 250+.
No mais, o EQA continua a oferecer duas opções de bateria: 66,5 quilowatts-hora no EQA 250, EQA 300 4Matic e EQA 350 4Matic, e um pacote de 70,5 kWh no modelo de longo alcance EQA 250+.O motor único do EQA 250 e EQA 250+ de tração dianteira entrega 190 de potência, enquanto os dois motores do EQA 300 4Matic e EQA 350 4Matic de tração nas quatro rodas produzem 228 cv e 292 cv, respectivamente. O conjunto mecânico é o mesmo no EQB 2024.
Além disso, ambos contam agora com a função Plug & Charge, que permite que carregamento seja iniciado automaticamente assim que o cabo estiver conectado. O objetivo do recurso é fazer a conexão direta entre o veículo e a estação de carregamento, sem a necessidade de autenticação. Para tanto, os proprietários precisam ter contrato com a estação para pagamento e faturamento automáticos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz EQA 250 fica mais "acessível" no Brasil: preço de R$ 369.990
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mercedes-Benz EQA e EQB 2025: novidades e preço até R$ 80 mil mais baixo
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
ElectricDays Podcast #10: Mercedes-Benz lançará 3 veículos elétricos em 2023
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Avaliação: Mercedes-Benz EQA 250 entrega luxo e tecnologia, mas cobra caro