A linha de vans da Mercedes-Benz terá uma aparência bem diferente no final da década. A montadora anunciou que lançará uma nova plataforma de veículo elétrico a bateria em 2026, que servirá de base para todos os futuros modelos médios e grandes. A nova arquitetura VAN.EA permitirá que a empresa ofereça vans de luxo particulares nos EUA pela primeira vez, além de expandir seu portfólio de ofertas de veículos recreativos.
A nova plataforma é composta por três blocos distintos. O bloco dianteiro é o mesmo em todas as variantes, abrigando o trem de força elétrico e o eixo dianteiro. O bloco central determina o comprimento do veículo e é onde a Mercedes instala as baterias. A montadora oferecerá o bloco traseiro em duas versões - uma com um motor elétrico (que dá à van tração nas quatro rodas) e outra sem.
As vans privadas de luxo da empresa (VAN.EA-P) se enquadrarão no segmento de tamanho médio, com um alcance pretendido de "bem mais" de 310 milhas (500 quilômetros). Ela será lançada com tecnologia de condução automatizada SAE Nível 2, com Nível 3 planejado para 2030. A plataforma também permitirá que a empresa diferencie o estilo exterior entre os modelos de passageiros e comerciais.
A empresa projetará as vans comerciais (VAN.EA-C) para funcionalidade, alcance, espaço de carga e capacidade de carga útil, usando o design escalável para veículos como ambulâncias e trailers. As vans também serão lançadas com SAE Nível 2, mas a empresa espera obter a tecnologia de Nível 4 até o final da década.
A Mercedes-Benz desenvolveu a VAN.EA do zero e especificamente para veículos elétricos a bateria. A empresa espera que a nova arquitetura reduza a complexidade e aumente as economias de escala à medida que busca crescimento, incluindo o foco no mercado dos EUA. Ela espera atrair novos clientes com vans de luxo particulares e um portfólio ampliado de veículos recreativos com uma nova linha de vans elétricas de tamanho médio e grande.
A montadora produzirá seus novos modelos VAN.EA juntamente com a Sprinter movida a combustão, que continuará a ser produzida dependendo da demanda. A nova eSprinter elétrica que será lançada nos EUA no final deste ano será substituída por uma sucessora baseada na VAN.EA após o lançamento da nova plataforma em 2026. Não será preciso esperar muito para que a Mercedes-Benz revele as variantes da arquitetura quando a nova plataforma chegar. No entanto, a empresa não informou datas específicas de estreia.
Fonte: Mercedes-Benz