A Mercedes-Benz confirmou o lançamento dos modelos EQE 300 SUV e EQS 450+ SUV no Brasil. O anúncio dos SUVs elétricos faz parte de um total de 20 novidades previstas para o nosso mercado ao longo de 2023, incluindo novos modelos, facelifts e versões.
Apresentado no Salão de Paris do ano passado, o Mercedes-Benz EQE SUV é o quarto veículo baseado na plataforma EVA2, que já deu origem aos modelos EQS, SUV EQS e o EQE.
Curiosamente, o EQE SUV é mais curto que o EQE Sedan e tem uma distância entre-eixos nove centímetros menor, de 3,03 metros. Com 4,86 metros, o SUV elétrico tem apenas dez centímetros a mais que o Mercedes-Benz EQC - o porta-malas tem capacidade entre 520 a 1.675 litros.
Além disso, o utilitário elétrico da Mercedes-Benz será um concorrente para modelos como o Audi Q8 e-Tron e o tecnológico BMW iX de 4,95 metros de comprimento.
A linha de motores elétricos é conhecida com base no que já está disponível no EQE. No caso do Brasil, o EQE 300 SUV será equipado com o motor traseiro de 245 cv e uma bateria de 89,0 kWh, suficiente para uma autonomia de 367 km pelo padrão Inmetro.
A bateria do EQE consiste em dez módulos com química NCM811. Assim como no EQE, o software da bateria permite atualizações remotas (OTA). A Mercedes oferece uma garantia de 10 anos ou 250.000 quilômetros para a bateria.
O carregamento padrão é de 11 kW em corrente alternada e 170 kW de corrente contínua; um carregador de bordo de 22 kW está disponível como opcional, exatamente como no EQE.
Produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa (Alabama/EUA), o Mercedes-Benz EQE SUV será vendido no Brasil na versão EQE 300 SUV, equipada com o pacote AMG+, que traz faróis Digital Light, rodas de 21", eixo traseiro direcional (10º) e interior com tela MBUX de 12,8", sistema de som premium e navegação com realidade aumentada.
Apresentado há pouco mais de um ano, o Mercedes-Benz EQS 450+ SUV é o terceiro modelo baseado na Electric Vehicle Architecture - Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA) – e a versão SUV do seu sedã elétrico EQS.
O SUV EQS tem a mesma distância entre-eixos do sedã (3,21 metros), mas o comprimento é dez centímetros menor, enquanto a altura é 20 centímetros maior. Assim como o menor EQE 300 SUV, o EQS SUV será vendido no Brasil com o pacote AMG+, que traz faróis Digital Light, rodas de 21", eixo traseiro direcional (10º) e interior com tela MBUX de 12,8", sistema de som premium e navegação com realidade aumentada.
No caso do EQS 450+ SUV, o motor elétrico traseiro do tipo PSM (motores síncronos de ímã permanente) tem 360 cv de potência e é alimentado pela grande bateria de 108 kWh com 12 módulos que carrega até 200 kW e tem autonomia de 411 km pelo padrão Inmetro.
Dependendo da posição dos bancos na segunda fileira, 645 a 880 litros de porta-malas ficam disponíveis no porta-malas. Sem passageiros traseiros e com os bancos traseiros rebatidos, você pode até armazenar 2.100 litros de bagagem. Esses números referem-se ao modelo de cinco lugares, com o de sete lugares ficando um pouco abaixo disso.
A cabine difere muito pouco do sedã. Como no 3 volumes, o Hyperscreen está disponível: um elemento que integra o quadro de instrumentos de 12,3" e uma tela sensível ao toque de 17,7" para o sistema de informação e entretenimento, além da tela de 12,3" para o passageiro.
A Mercedes-Benz fez a apresentação oficial dos SUVs elétricos, confirmando o lançamento no Brasil em breve. No entanto, ainda não divulgou os preços. A garantia é sempre de 10 anos ou 250.000 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz lança EQE 350+ e EQS 450 com tração integral no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz cancela plataforma de próxima geração para linhas EQS e EQE
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Avaliação Mercedes-Benz EQS SUV: No topo da cadeia dos SUVs elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mercedes-Benz EQS 450+ SUV é lançado no Brasil por R$ 998.900