A Mercedes-Benz anuncia o lançamento oficial do EQS 450+ SUV no Brasil. SUV elétrico topo de gama de montadora alemã e totalmente baseado no sedã EQS, modelo chega ao país com preço de R$ 998.900.

Apresentado há pouco mais de um ano, o EQS 450+ SUV é o terceiro modelo baseado na Electric Vehicle Architecture - Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA) – e a versão SUV do seu sedã elétrico EQS. Ele tem a mesma distância entre-eixos do sedã, mas o comprimento é dez centímetros menor, enquanto a altura é 20 centímetros maior.

Galeria: Mercedes EQS SUV

O SUV elétrico de topo mede 5.125 mm de comprimento, 3.210 mm de entre-eixos e até 7 lugares. Pode levar de 645 litros a 888 litros (com 5 lugares) no porta-malas e se diferencia também pelo conjunto elétrico mais potente e baterias maiores que o EQE.

A cabine difere muito pouco do sedã. Como no 3 volumes, o Hyperscreen está disponível: um elemento que integra o quadro de instrumentos de 12,3" e uma tela sensível ao toque de 17,7" para o sistema de informação e entretenimento, além da tela de 12,3" para o passageiro. 

Mercedes EQS SUV - painel

Para o Brasil, o EQS 450+ também recebe o kit AMG Line, com rodas de 21”, faróis inteligentes, eixo traseiro direcional (10º), faróis Digital Light, interior com tela MBUX, sistema de som premium e navegação com realidade aumentada. 

Em termos de powertrain, o EQS 450+ possui motor no eixo traseiro, com 360 cv de potência e 57,9 kgfm de torque, com um conjunto de baterias de 89 kWh (98 kWh brutos) em 10 módulos, que pelo Inmetro tem 367 km de autonomia, com uma capacidade de recarga de 22 kW em DC e 170 kW em AC.

Estivemos no pré-lançamento do modelo no México, onde foi possível um rápido contato com a dupla EQE SUV e EQS SUV. Ambos trazem muitos elementos que conhecemos dos sedãs EQE e EQS, como as grandes telas no interior, o painel bem alto e um alto nível de acabamento e conforto ao rodar, com a adição do espaço interno mais amplo e maior altura de rodagem.

A produção do EQS SUV é feita na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA) e as primeiras unidades estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de outubro. Em termos de mercado, um dos rivais mais próximos é o BMW iX xDrive50 Sport, que tem 523 cv de potência, 528 km de autonomia pelo Inmetro e custa R$ 889.950.