Tesla Model 3 ganha retoque visual, mais recursos e 675 km de alcance
Com poucas mudanças visuais, carro elétrico ficou mais aerodinâmico e eficiente
O Tesla Model 3 acaba de ser atualizado com um leve retoque visual, novos recursos e maior autonomia - havia muita expectativa sobre a possibilidade de uma reestilização mais ampla, o que acabou não acontecendo.
Sob o codinome de Project Highland, o Model 3 2024 ostenta uma dianteira e traseira redesenhadas e ganha um novo interior. A Tesla disse que melhorou sua aerodinâmica para extrair mais alcance e reduzir o ruído de arrasto e vento. Por enquanto, as atualizações chegaram apenas para as versões europeias de tração traseira e longo alcance (LR).
A dianteira ficou um pouco mais ousada, com linhas mais limpas, uma caixa de farol redesenhada e novas luzes diurnas de LED. O vinco na borda do capô que antes se afunilava sob os faróis agora é muito mais nítido e se estende aos para-lamas.
Já a traseira apresenta lanternas traseiras em forma de C proeminentes, com a Tesla agora soletrada entre as luzes, substituindo o logotipo. O design das rodas também é novo e a marca está adicionando duas novas opções de cores, Ultra Red e Stealth Gray.
As dimensões permanecem praticamente as mesmas: 4.720 mm de comprimento e 1.441 mm de altura e a distância ao solo, por outro lado, foi reduzida de 140 mm para 138 mm, de acordo com as especificações.
O alcance WLTP estimado para o Model 3 com tração traseira com rodas de 18 polegadas é de 554 quilômetros, enquanto a variante Long Range vai a 678 km. Isso é aproximadamente um aumento de 11% a 12% em relação ao alcance WLTP dos modelos atuais.
Com as rodas "Nova" opcionais de 19 polegadas, o Model 3 RWD percorrerá 513 km com uma única carga no ciclo WLTP, enquanto a versão Long Range é homologada para 629 km. Os números de desempenho parecem ser os mesmos, com um tempo de 0-100 km de 6,1 segundos para o modelo RWD e 4,4 segundos para a variante de tração integral e Alcance Estendido.
Galeria: Novo Tesla Model 3
Em termos de consumo, a nova versão RWD (rodas de 19") está homologada para 13,2 kWh/100 km no ciclo de testes europeu, enquanto o modelo LR gasta 14,0 kWh/100 km.
O interior do Model 3 ficou mais amplo e limpo. Apresenta um design com uma "arquitetura envolvente" com materiais de alumínio e tecido e uma iluminação ambiente que cobre toda a cabine - o isolamento acústico também melhorou, graças ao vidro acústico e materiais aprimorados.
A tela central de 15,4" tem molduras mais finas para uma área de tela mais utilizável. Há também uma nova tela traseira de 8,0" com controles integrados de climatização, ventilação e multimídia. A Tesla substituiu as alavancas montadas na coluna por controles montados na direção, como o Model S e o Model X.
As entregas do Model 3 atualizado começarão no final de outubro na Europa e no Oriente Médio. Esperamos que a Tesla anuncie detalhes sobre o modelo norte-americano e sua disponibilidade em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
GWM Ora 03 Skin ganha série especial por R$ 149.900
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Ford lança SUV elétrico compacto com 376 km de alcance; veja fotos
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Super-sedã de luxo da JAC para encarar Rolls-Royce é revelado ao público