O Tesla Model 3 acaba de ser atualizado com um leve retoque visual, novos recursos e maior autonomia - havia muita expectativa sobre a possibilidade de uma reestilização mais ampla, o que acabou não acontecendo.
Sob o codinome de Project Highland, o Model 3 2024 ostenta uma dianteira e traseira redesenhadas e ganha um novo interior. A Tesla disse que melhorou sua aerodinâmica para extrair mais alcance e reduzir o ruído de arrasto e vento. Por enquanto, as atualizações chegaram apenas para as versões europeias de tração traseira e longo alcance (LR).
A dianteira ficou um pouco mais ousada, com linhas mais limpas, uma caixa de farol redesenhada e novas luzes diurnas de LED. O vinco na borda do capô que antes se afunilava sob os faróis agora é muito mais nítido e se estende aos para-lamas.
Já a traseira apresenta lanternas traseiras em forma de C proeminentes, com a Tesla agora soletrada entre as luzes, substituindo o logotipo. O design das rodas também é novo e a marca está adicionando duas novas opções de cores, Ultra Red e Stealth Gray.
As dimensões permanecem praticamente as mesmas: 4.720 mm de comprimento e 1.441 mm de altura e a distância ao solo, por outro lado, foi reduzida de 140 mm para 138 mm, de acordo com as especificações.
O alcance WLTP estimado para o Model 3 com tração traseira com rodas de 18 polegadas é de 554 quilômetros, enquanto a variante Long Range vai a 678 km. Isso é aproximadamente um aumento de 11% a 12% em relação ao alcance WLTP dos modelos atuais.
Com as rodas "Nova" opcionais de 19 polegadas, o Model 3 RWD percorrerá 513 km com uma única carga no ciclo WLTP, enquanto a versão Long Range é homologada para 629 km. Os números de desempenho parecem ser os mesmos, com um tempo de 0-100 km de 6,1 segundos para o modelo RWD e 4,4 segundos para a variante de tração integral e Alcance Estendido.
Em termos de consumo, a nova versão RWD (rodas de 19") está homologada para 13,2 kWh/100 km no ciclo de testes europeu, enquanto o modelo LR gasta 14,0 kWh/100 km.
O interior do Model 3 ficou mais amplo e limpo. Apresenta um design com uma "arquitetura envolvente" com materiais de alumínio e tecido e uma iluminação ambiente que cobre toda a cabine - o isolamento acústico também melhorou, graças ao vidro acústico e materiais aprimorados.
A tela central de 15,4" tem molduras mais finas para uma área de tela mais utilizável. Há também uma nova tela traseira de 8,0" com controles integrados de climatização, ventilação e multimídia. A Tesla substituiu as alavancas montadas na coluna por controles montados na direção, como o Model S e o Model X.
As entregas do Model 3 atualizado começarão no final de outubro na Europa e no Oriente Médio. Esperamos que a Tesla anuncie detalhes sobre o modelo norte-americano e sua disponibilidade em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil