O conceito BMW i Vision Dee deu um primeiro olhar do futuro do design dos carros elétricos da BMW, por muito radical que fosse. Agora, uma interpretação "Neue" desse mesmo conceito está pronto para estrear no salão IAA Mobility 2023, em Munique, com mais sugestões e características que irão efetivamente chegar à produção.
O conceito BMW Vision Neue Klasse tem a mesma forma básica que o anterior i Vision Dee, mas tem mais substância do que antes. Um capô inclinado em forma de "nariz de tubarão" destaca a frente deste veículo, com duas grades horizontais iluminadas que se estendem até à extremidade do para-choques, abrigando luzes de LED inclinadas em cada canto. A BMW afirma que utiliza a impressão 3D para uma série de elementos de iluminação aqui introduzidos.
Um difusor preto virado para cima na base do para-choques dá ao conceito Neue Klasse uma estética mais esportiva em comparação com o i Vision Dee, e as novas rodas de 21 polegadas substituem os pratos verdes néon, ao mesmo tempo que prestam homenagem ao design clássico de raios cruzados encontrado nos carros de corrida da BMW. As lanternas alongadas imitam a combinação de grade em forma de rim e farol na parte dianteira, enquanto o novo logotipo minimalista da BMW está impresso nos para-lamas dianteiro e traseiro; não existe um único emblema metálico.
A BMW descreve o design como "quase monolítico", e essa elegância produz um aumento de 30 por cento na autonomia e 25 por cento mais eficiência do que qualquer um dos atuais VEs do fabricante. Juntamente com a tecnologia eDrive de sexta geração da BMW, o conceito Neue Klasse promete uma densidade 20% superior, uma eficiência 25% superior e um carregamento 30% mais rápido.
Os números relativos à autonomia não foram fornecidos, mas a BMW afirmou anteriormente que uma autonomia de 1.000 quilômetros não está fora de questão. O novo sistema eDrive será fabricado na fábrica da BMW em Debrecen, Hungria, que está atualmente em construção e promete ser livre de combustíveis fósseis.
No interior do Neue Klasse encontra-se a mais recente interface de informação e entretenimento iDrive da BMW, projetada numa tela tátil em forma de paralelogramo. As funcionalidades atuais, como o Assistente Pessoal Inteligente da BMW e os botões do volante multifunções continuam presentes, mas a BMW também está introduzindo aquilo que é chamado "Panoramic Vision".
O Panoramic Vision será lançado no Neue Klasse de produção e atua como um acréscimo para o tradicional head-up display. Os gráficos serão projetados diretamente na linha de visão do condutor e em toda a extensão do para-brisas, com o tradicional head-up display ainda disponível e oferecendo leituras básicas. Tanto o condutor como o passageiro da frente poderão interagir com a função Visão Panorâmica utilizando controlos por gestos.
O habitáculo do Neue Klasse, no seu todo, opta por uma estética retro minimalista. Os belos bancos de veludo cotelê em amarelo mostarda combinam com os detalhes em amarelo no painel e nos painéis das portas.
Isto mantém o design simples e melhora a pegada de carbono durante a produção. Até os bancos dianteiros são fixados ao chão por um único suporte, o que liberta espaço para as pernas na traseira para os passageiros nos dois bancos tipo lounge.
O BMW Neue Klasse entrará em produção em 2025 nas instalações da BMW em Debrecen, Hungria, esperando-se que o veículo elétrico esteja nas ruas em 2026. Os detalhes como o preço, a autonomia e o carregamento serão divulgados quando a versão de produção for lançada na íntegra.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028