A Mercedes-Benz está propondo uma mudança de paradigma ao revelar o Concept CLA-Class em Munique na IAA 2023 para apresentar a nova plataforma de carros elétricos compacto da empresas.
Baseado na Arquitetura Modular da Mercedes-Benz (MMA), o Concept CLA-Class apresenta um estilo aerodinâmico, materiais internos sustentáveis e uma autonomia estimada pela empresa de 750 km no padrão WLTP, mais otimista. E, embora os detalhes do trem de força e da bateria sejam escassos, a montadora alemã diz que o CLA se inspira no conceito Vision EQXX tanto para seus motores elétricos quanto para o sistema de informação e entretenimento Superscreen que se estende pelo painel.
Fino, limpo e elegante
O conceito CLA tem o formato familiar de um sedã swoopy ("cupê de quatro portas") que tem sido a marca registrada dessa nomenclatura desde sua chegada para o ano modelo de 2014. No entanto, os designers ajustaram o visual com um capô mais longo e uma plataforma traseira mais curta para proporções mais esportivas, aprimoradas pela resplandecente pintura Vermelho Pomegranate.
Para diferenciar ainda mais o Concept CLA de seus antecessores, há um elemento de grade muito mais arrojado, que tem seu formato inferior inspirado no roadster Mercedes-AMG SL e no carro esportivo GT. A partir do painel da grade na cor da carroceria, há uma galáxia de estrelas tridimensionais iluminadas, dando ao conceito uma aparência de joia quando visto de perto.
A linguagem de design corporativo Sensual Purity da Mercedes é claramente aparente na carroceria elegante e na traseira curva do Concept CLA, mas foi ligeiramente revisada, com os para-lamas alargados aparecendo sob uma faixa nítida de cromo que se mistura perfeitamente às luzes dianteiras e traseiras. Falando nisso, os faróis e lanternas apresentam iluminação LED e luzes diurnas de três pontas, embutidas em um relevo em vez de aparecerem sob uma folha de vidro ou plástico. Isso dá ao CLA uma aparência de nariz proeminente na dianteira, em combinação com o formato da grade, que pode ser o único erro de estilo do carro.
No interior, o Mercedes-Benz CLA Conceito empresta muito do Vision EQXX, incluindo materiais sustentáveis e uma tela Superscreen de alta tecnologia. O estofamento dos bancos em prata e branco é feito em couro Nappa curtido com cascas de café, um subproduto inutilizável da indústria de bebidas, e o tecido roxo cintilante é feito de plástico PET reciclado. Tiras de seda cultivada em laboratório aparecem dentro dos bolsos das portas, os tapetes do assoalho são feitos de bambu e os puxadores das portas em prata acetinada e o acabamento do apoio de braço são, na verdade, feitos de papel reciclável. Os elementos de estilo divertidos incluem a clássica coroa de louros da Benz, ampliada e bordada nos assentos.
O mais óbvio é que o Mercedes-Benz Concept CLA-Class apresenta um enorme sistema multimídia Superscreen que se estende por todo o painel, composto por três telas separadas: um painel de instrumentos e telas sensíveis ao toque no centro e na frente do banco do passageiro.
O que parecem ser as aberturas de ventilação com turbina com a assinatura da Mercedes são, na verdade, mostradores para o controle climático de zona dupla, com o fluxo de ar vindo de palhetas atrás da Superscreen flutuante. O sistema de informação e entretenimento é executado pelo MB.OS, o novo sistema operacional da montadora que apresenta um processador refrigerado a líquido - exibido orgulhosamente no firewall - para uma operação mais rápida, gráficos mais nítidos e funcionalidade aprimorada.
Consumo de Kwid E-Tech
Como ainda é um conceito e não um protótipo funcional, as "especificações" do CLA são menos literais e mais uma estimativa do que podemos esperar do modelo de produção em série previsto para chegar ao mercado no final de 2024. No entanto, essas especificações teóricas ainda são bastante promissoras. Embora sua bateria resfriada a água seja diferente da unidade resfriada a ar do EQXX, o Concept CLA apresenta uma série de ajustes de eficiência e sustentabilidade.
Dois tipos diferentes de bateria serão oferecidos: química de fosfato de íon-lítio de nível básico e econômica e ânodos de óxido de silício emblemáticos para maior densidade de energia. As células da bateria também são mantidas no lugar usando adesivo em vez de parafusos, economizando peso, materiais e dinheiro, além de oferecer uma integridade estrutural ainda melhor. E, embora a Benz não tenha revelado o tamanho da bateria, ela estimou o alcance de 750 km e o consumo de energia de 12 kWh/100 km, na mesma faixa de um Kwid E-Tech, por exemplo, o que é impressionante. Faça algumas contas e você chegará a uma bateria com 89,6 kWh de capacidade utilizável.
Galeria: Mercedes-Benz CLA Concept 2023
A arquitetura elétrica de 800 volts dá ao Concept CLA-Class a capacidade de carregamento rápido de 250 kW CC, o que permite adicionar uma autonomia estimada de 400 km em 15 minutos. Uma vez na estrada, a bateria do CLA envia energia para uma Unidade de Tração Elétrica (MB.EDU) compacta da Mercedes-Benz, que integra o motor elétrico, a transmissão de duas velocidades e os inversores e componentes eletrônicos associados. Cada unidade pesa 110 kg e produz 235 cavalos de potência, e o uso de metais de terras raras no MB.EDU é muito menor do que nos motores anteriores da Mercedes para melhorar a sustentabilidade.
No Concept CLA, essa unidade de acionamento é montada no eixo traseiro, e a plataforma MMA também é capaz de fornecer potência de motor duplo, o que significa que o CLA de produção deve oferecer tração integral eletrificada. A Mercedes-Benz não confirmou se a versão movida a gasolina teria tração traseira ou dianteira na forma básica.
Prévia da produção
Falando em tração integral, a plataforma MMA gerará pelo menos três variantes além do CLA - dois SUV e uma perua. Assim como no carro de quatro portas, os outros carros provavelmente também oferecerão trens de força de combustão interna, embora a variante elétrico deva estrear primeiro. Outros detalhes sobre os carros da MMA ainda não foram determinados, embora esperemos que o CLA shooting brake, o GLA e o GLB façam suas estreias logo após o CLA.
É claro que o preço desses produtos ainda está longe, mas a Mercedes-Benz já foi franca no passado ao afirmar que provavelmente levará algum tempo até que os veículos elétricos atinjam a paridade de custo com os automóveis de combustão interna. Certamente teremos mais informações antes que o CLA de produção chegue às ruas no final do próximo ano, mas, até lá, o conceito de Munique da Mercedes-Benz nos dará muitos motivos para sonhar.
Fonte: Mercedes-Benz