A Tesla fez ajustes nos seus planos relacionados aos carros elétricos de próxima geração, que devem ser produzidos a uma taxa de milhões de unidades anualmente.
De acordo com um trecho exclusivo da biografia de Elon Musk, de Walter Isaacson, publicado pela Axios, a Tesla tem avaliado muitas opções nos últimos dois anos.
O CEO da Tesla, Elon Musk, delineou em novembro de 2021 uma visão para desenvolver um veículo elétrico Robotaxi totalmente autônomo - menor, mais barato e não tão rápido quanto o Model 3. No entanto, seu foco era seguir imediatamente com a abordagem totalmente autônoma, ou seja, um veículo sem volante, pedais ou retrovisores. Musk também comentou sobre o alto volume, dizendo: "Um dia queremos estar em vinte milhões por ano".
"Deixe-me ser claro", disse lentamente. "Este veículo deve ser projetado como um Robotaxi limpo. Vamos correr esse risco. A culpa é minha, se for f*da-se. Mas não vamos projetar algum tipo de sapo anfíbio que seja um carro no meio do caminho. Vamos com tudo na autonomia."
No entanto, a visão de Musk parecia muito arriscada para a maioria dos outros executivos e engenheiros da Tesla, que passaram algum tempo convencendo-o a trabalhar também no carro elétrico acessível de US$ 25.000, baseado na mesma plataforma de próxima geração. De acordo com Walter Isaacson, no final do verão de 2022, o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, juntamente com outros, tentou persuadir Elon Musk a "cobrir sua aposta".
Seus argumentos eram de que o Full Self-Driving (FSD) poderia não estar pronto ou, se estivesse pronto, ainda havia uma chance de não ser aprovado para uso internacional pela lei. Outra coisa foi que há um enorme mercado para um carro acessível, o que também pode ser crucial para atingir a meta de longo prazo de aumentar o volume de produção em 50% ao ano, em média.
Elon Musk optou por "um produto historicamente megarrevolucionário", que "transformaria tudo" e potencialmente tornaria "a Tesla uma empresa de dez trilhões", mas talvez ainda seja muito cedo para excluir uma abordagem mais convencional.
Em última análise, Franz von Holzhausen e outros convenceram Elon Musk a desenvolver ambos - o Robotaxi e o modelo acessível - na plataforma de próxima geração, em vez de se concentrar apenas no Robotaxi.
Os modelos dos dois novos veículos elétricos foram mostrados internamente a Elon Musk em fevereiro de 2023. O artigo observa que "Ambos tinham uma sensação futurista de Cybertruck. Musk adorou os designs. "Quando um deles chega em uma esquina", disse ele, "as pessoas vão pensar que estão vendo algo do futuro".
Outra coisa importante é onde os novos veículos elétricos serão produzidos. Inicialmente, foi anunciado que a Tesla construiria uma nova gigafábrica no México para produzir a próxima geração de veículos elétricos.
No entanto, descobriu-se que os principais engenheiros da empresa teriam que se mudar para o México para desenvolver as linhas de produção, o que eles não estão dispostos a fazer.
Walter Isaacson observou que "a engenharia da Tesla precisará estar na linha para torná-la bem-sucedida, e fazer com que todos se mudem para o México nunca vai acontecer".
Por causa disso, em maio de 2023, a Tesla decidiu mudar o local de construção inicial do veículo elétrico de próxima geração do México para Austin. Parece que o desenvolvimento e a produção inicial ocorrerão na fábrica da Giga Texas antes que as linhas de produção de trabalho sejam copiadas para outros lugares como o México e talvez para outro lugar.
Também explicaria por que a construção da Giga México ainda não começou. O projeto parece atrasado devido à falta de licenças, de acordo com alguns relatos, mas muito provavelmente também por causa dos planos alterados.
Tesla Giga México em resumo:
Fonte: Axios
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país