A Volvo lança oficialmente o novo Volvo EX30 2024 no Brasil. O SUV elétrico urbano é o veículo elétrico mais acessível da marca e já está disponível em pré-venda com preços a partir de R$ 219.950, um valor abaixo do esperado e que provocará mais um abalo no segmento de carros elétricos no país.
Terceiro modelo totalmente elétrico da Volvo no país, o EX30 vem na sequência da dupla XC40 e C40, baixando o valor de entrada e a proposta de segmento com a missão de alavancar as vendas da montadora sueca alcançando novos públicos, inclusive, trazendo clientes de modelos a combustão, como Jeep Compass, por exemplo.
Na apresentação, a Volvo destaca que o EX30 é o lançamento mais importante dos últimos tempos. Com o SUV compacto, a Volvo pretende se consolidar como a marca mais reconhecida do país em eletrificação.
Além disso, ele terá a missão de colocar a marca na liderança de vendas do segmento premium e ao mesmo ajudar a democratizar a eletrificação - a marca fala em dobrar os volumes de vendas na América Latina.
"O preço competitivo da versão de entrada possibilita chegarmos a novos clientes de carros a combustão, que serão introduzidos ao universo dos carros elétricos e terão um veículo que, em três anos, consegue uma economia superior a R$ 10 mil em relação aos concorrentes no segmento, além de possuírem um atendimento Premium da marca", diz Marcelo Kronemberger, diretor Comercial Volvo Car Brasil.
Conforme antecipado, o Volvo EX30 2024 chega ao Brasil em quatro versões. Os clientes que comprarem durante a oferta de pré-venda, vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW.
Versão | Bateria | Alcance | Preço |
Core Singe Engine | 51 kWh | 344 km (WLTP) | R$ 219.950 |
Core Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 239.950 |
Plus Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 264.950 |
Ultra Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 279.950 |
Compartilhando a mesma plataforma SEA do Grupo Geely com o Smart #1, o EX30 tem visual próprio e bem distinto. Além disso, o SUV elétrico compacto da Volvo é ligeiramente mais curto, com 4,23 metros, e a distância entre eixos de 2,65 metros também é dez centímetros menor que a do Smart. Sob o capô dianteiro, o Volvo EX30 tem um porta-malas de sete litros:
Comprimento | 4.233 mm |
Largura | 1.837 mm |
Altura | 1.549 mm |
Entre-eixos | 2.650 mm |
Porta-malas | 318 a 904 litros |
No interior do novo Volvo EX30 predomina o design minimalista e agradável, mas aqui a simplicidade é ainda maior que na linha XC40 e no geral não falta de espaço de armazenamento para objetos neste SUV compacto.
A principal novidade é que não há um painel de instrumentos na frente do motorista, enquanto o destaque fica por conta de uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução no centro do painel - as informações mais importantes sobre a condução são exibidas na parte superior da tela central.
O sistema de som é inspirado no design de áudio doméstico, reunindo vários alto-falantes. O porta-luvas posicionado abaixo da tela central foi ampliado e colocado estrategicamente para que possa ser acessado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro.
No quesito segurança, o Volvo EX30 vem equipado com os pacotes de assistência ao motorista e tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista, além de um sensor especial, que fica localizado atrás do volante e é capaz de detectar movimentos e tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado.
O EX30 é também o carro com a menor pegada de carbono da marca, com menos de 30 toneladas ao longo de 200.000 km de condução.
Todas as versões possuem espelhamento Android Auto / Apple CarPlay; sistema de som premium da Harman Kardon a partir da intermediária Plus e os bancos dianteiros com ajuste elétrico só estão disponíveis no modelo de topo Ultra.
Todas as versões são equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 343 Nm de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos para os modelos Extended Range - a velocidade máxima é de 180 km/h para todas as versões.
A Volvo disse que as versões equipadas com tração integral e motor duplo, que entrega 428 cv de potência e 543 Nm de torque, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, só será lançada posteriormente.
São duas opções de baterias: 51 kWh LFP ou 69 kWh NMC, dependendo da necessidade de utilização do veículo, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 quilômetros pelo padrão WLTP, respectivamente.
Com potência de carregamento similar ao dos irmãos maiores, o EX30 pode atingir até 153 kW, dependendo da versão, o que é suficiente para recarregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
O EX30 está disponível em cinco opções de cores, incluindo a cor exclusiva de lançamento Moss Yellow. O novo carro elétrico da Volvo também traz quatro interiores distintos e personalizáveis, denominados Mist, Breeze, Pine e Indigo.
A Volvo informa que pré-venda do Volvo EX30 já está aberta através do site (www.volvocars.com.br), ou diretamente nas concessionárias da marca. As primeiras entregas estão previstas para março de 2024.
Com Nicolas Tavares, do Rio de Janeiro (RJ)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30: SUV elétrico tem promoção com condições especiais no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo EX30 avança e chega ao pódio de vendas na Europa e no Brasil