Este é o novo Volvo EX30, o inédito carro elétrico de entrada da Volvo, um SUV compacto com proposta urbana posicionado abaixo do XC40 que foi revelado em fotos oficiais e apresentado pela primeira vez após vários teasers e muito mistério.

Trata-se do primeiro modelo 30 da Volvo desde o clássico C30. O EX30 tem estilo mais quadrado e angular, e um tanto irregular na traseira. A unidade apresentada ao nosso time InsideEVs Alemanha tinha rodas 245/40 R20 (aro 18" na versão básica). De resto, ele tem muitos elementos que lembram a linha Polestar e o também novo EX90.

Volvo EX30 (2023)

Compartilhando a mesma plataforma SEA do Grupo Geely com o Smart #1, o EX30 tem visual próprio e bem distinto. Além disso, o SUV elétrico compacto da Volvo é ligeiramente mais curto, com 4,23 metros, e a distância entre eixos de 2,65 metros também é dez centímetros menor que a do Smart. Sob o capô dianteiro, o Volvo EX30 tem um porta-malas de sete litros:

Comprimento 4.233 mm
Largura 1.837 mm
Altura 1.549 mm
Entre-eixos 2.650 mm
Porta-malas 318 a 904 litros

Apesar de pequeno, o EX30 é pesado: são 2,2 toneladas, enquanto o espaço interno é condizente com o segmento, bem como o espaço para bagagens. Na parte interna da tampa traseira, há uma tabela de tamanhos para o caso de o proprietário do EX30 querer ver o que caberá no compartimento. 

Volvo EX30 (2023)

No interior do novo Volvo EX30 predomina o design minimalista e agradável, mas aqui a simplicidade é ainda maior que na linha XC40 e no geral não falta de espaço de armazenamento para objetos neste SUV compacto.

A principal novidade aqui é que não há um painel de instrumentos na frente do motorista, enquanto o destaque fica por conta de uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução no centro do painel.

As informações mais importantes sobre a condução são exibidas na parte superior da tela central: caso pressione "Calm", apenas as informações cruciais serão exibidas. 

Volvo EX30 (2023)

Outro ponto que a Volvo destaca no EX30 é a sustentabilidade de sua construção. Por exemplo, são usados 17% de plásticos reciclados, o que fica evidente na qualidade de alguns materiais de acabamento. Mas o metal sólido nos painéis das portas ainda estão lá para lembrar que se trata de um modelo premium.

Volvo EX30 (2023)
Volvo EX30 (2023)

Em termos de propulsão, o novo Volvo EX30 conta com um motor duplo com tração nas quatro rodas com 315 kW (428 cv) de potência e 543 Nm de torque. São apenas 3,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h. A versão com bateria maior garante alcance de até 480 km pelo ciclo WLTP.

Como opção mais acessível, o EX30 possui uma versão monomotor no eixo traseiro que entrega 200 kW (272 cv) e 343 Nm, e aceleração de 0 a 100 km/h entre 5,7 e 5,3 segundos. Como o Performance, o "Extended Range" usa uma bateria NMC com 69 kWh, que supostamente é suficiente para os mesmos 480 km de acordo com o WLTP.

Galeria: Volvo EX30 (2023)

A versão "Single Motor" do EX30 está disponível com uma bateria LFP de 51 kWh, o bastante para uma autonomia de 344 km, de acordo com o WLTP. Além disso, ela pode ser carregada com 130 kW DC, enquanto as outras versões conseguem até 155 kW.

O Volvo EX30 pode ser encomendado pelos europeus já na estreia mundial hoje, 7 de junho, com as primeiras entregas previstas para o início de 2024. Os preços no mercado alemão começam em 36.590 euros (R$ 192.200) ou 41.790 euros (R$ 219.500) para a versão "Extended Range".

Para o futuro, o lançamento de um Volvo EX30 Cross Country com suspensão mais alta está planejado para 2024. Vale lembrar que o novo EX30 já está confirmado para o Brasil, com a previsão de lançamento nos próximos meses e entregas em 2024. O preço ainda não está definido, mas ele ficará ligeiramente abaixo do XC40 P6, que hoje custa R$ 329.950.