Depois de anunciar uma nova fábrica de veículos elétricos a bateria que começará a produzir novos modelos em 2026, a Toyota revelou novos detalhes sobre as novas e avançadas baterias que alimentarão seus EVs de última geração.
A montadora japonesa contará com quatro tipos de baterias de última geração, três com novas tecnologias de bateria de eletrólito líquido e uma com tecnologia de bateria de estado sólido.
A Toyota afirma que essas baterias alimentarão 1,7 milhão dos 3,5 milhões de veículos elétricos a bateria que a Toyota espera vender em todo o mundo até 2030. A nova geração de tecnologias de bateria será fundamental para atrair uma base de clientes mais ampla.
Começando com os eletrólitos líquidos, que são a principal tecnologia de bateria atual para BEVs, a Toyota disse que está trabalhando em melhorias gerais, incluindo maior densidade de energia, competitividade de custos e velocidades de carregamento.
Os três principais tipos de bateria em desenvolvimento são chamados de Performance, Popularization, e High-Performance.
A bateria Performance com química de íons de lítio está planejada para estrear nos BEVs de próxima geração da Toyota a partir de 2026, aumentando a autonomia para mais de 800 km com a ajuda da aerodinâmica aprimorada e da redução do peso do veículo.
Espera-se também que a bateria Performance ofereça uma redução de custo de 20% em comparação com o atual SUV elétrico Toyota bZ4X e um tempo de carregamento rápido de 20 minutos ou menos, de 10 a 80% do estado de carga (SOC).
A bateria do Popularization terá química de fosfato de ferro e lítio (LFP) e será uma opção de baixo custo, embora de alta qualidade. Construída com a tecnologia bipolar que a Toyota desenvolveu para suas baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH), a bateria deverá chegar ao mercado em 2026-2027.
A montadora espera que a nova tecnologia de bateria ofereça um aumento de 20% na autonomia de direção em comparação com o Toyota bZ4X e uma redução de 40% no custo em comparação com o SUV elétrico atual. Com relação à recarga, a bateria do Popularization deve ter um tempo de recarga rápida de 30 minutos ou menos, de 10 a 80% do SOC.
O terceiro tipo de bateria de eletrólito líquido, chamado de High-Performance, usa uma química de íons de lítio em combinação com um cátodo com alto teor de níquel para atingir uma capacidade de autonomia de mais de 1.000 km, quando combinada com aerodinâmica aprimorada e peso reduzido do veículo.
A Toyota espera uma redução adicional de 10% no custo em comparação com a bateria Performance e um tempo de carregamento rápido DC de 20 minutos ou menos para SOC de 10 a 80%. Essa bateria está planejada para ser lançada em 2027-2028.
Passando para as baterias de estado sólido, a Toyota afirma ter feito um grande avanço em relação à durabilidade dessa tecnologia. As baterias de íons de lítio de estado sólido da empresa têm um eletrólito sólido que, segundo a empresa, permite o movimento mais rápido dos íons e uma maior tolerância a altas tensões e temperaturas.
Como resultado, essas baterias são adequadas para carga e descarga rápidas e para fornecer energia em um formato menor. A compensação para isso tem sido uma expectativa de vida útil mais curta da bateria, mas a Toyota afirma ter superado esse desafio, com avanços recentes acelerando o cronograma de produção.
De acordo com a Toyota, a meta é que as baterias de estado sólido estejam prontas para uso comercial entre 2027 e 2028 em BEVs de próxima geração - a Toyota planejou inicialmente introduzir suas baterias de estado sólido em veículos híbridos.
A Toyota espera que sua primeira bateria de estado sólido ofereça um aumento de 20% na autonomia de condução em comparação com a bateria Performance - aproximadamente 1.000 km - e um tempo de carregamento rápido de 10 minutos ou menos, de 10 a 80% SOC.
A montadora afirma que já tem uma bateria de íon-lítio de estado sólido de especificação mais alta em desenvolvimento, com o objetivo de melhorar em 50% o alcance de cruzeiro em comparação com a bateria Performance, o que resultaria em 1.200 km de alcance.
Além de melhorar o desempenho de suas baterias de última geração, a Toyota também está interessada em otimizar a altura da bateria para melhorar a aerodinâmica e, portanto, a autonomia. Como a bateria está localizada abaixo do assoalho do veículo, ela tem um impacto direto na altura total do veículo, o que, por sua vez, afeta a aerodinâmica e a autonomia.
Uma redução na altura da bateria resulta em uma altura total menor do veículo, razão pela qual a montadora planeja reduzir a altura da bateria para 120 milímetros, em comparação com a altura da bateria do Toyota bZ4X de cerca de 150 mm. No caso dos BEVs esportivos de alto desempenho, a altura da bateria será reduzida ainda mais para 100 mm.
Fonte: Toyota
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