O Grupo Volkswagen enfrenta um problema de demanda por seus carros elétricos na Europa, que em breve pode afetar sua principal fábrica em Zwickau, na Alemanha.

De acordo com os veículos de imprensa Handelsblatt e Automobilwoche (via Reuters) - a demanda enfraquecida, combinada com subsídios reduzidos, inflação mais alta e concorrência da Tesla e das importações chinesas, pode se traduzir em uma redução da produção e do emprego.

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

Lembremos que a fábrica em Zwickau é um dos principais projetos da Volkswagen. A empresa transformou uma fábrica de carros com motor de combustão interna em um local de produção de carros 100% elétricos. O plano original era manter o emprego da era a combustão através de um aumento da capacidade de produção de carros totalmente elétricos para 330.000 (BEVs são mais simples de montar e, portanto, o volume maior era necessário para manter os empregos).

A transformação foi inicialmente bem-sucedida e seis modelos baseados na MEB entraram em produção no local:

  • dois hatchbacks: Volkswagen ID.3 e Cupra Born
  • dois crossover/SUVs: Volkswagen ID.4 e Audi Q4 e-tron
  • dois crossover/SUVs (estilo cupê): Volkswagen ID.5 e Audi Q4 Sportback e-tron

Galeria: VW ID.3 - produção em Zwickau

O volume de produção atingiu o recorde de 7.100 mil unidades por semana (cinco dias úteis) em novembro de 2022 e chegou a aumentar para 7.300 mil por semana em março de 2023.

 

No entanto, as condições de mercado pioraram. De acordo com a Reuters, o porta-voz da empresa confirmou que alguns dos funcionários com contratos temporários não serão efetivados, que era o plano inicial. Ou seja, a força de trabalho será reduzida. A montadora afirmou: "A Volkswagen continua 100% convencida do caminho para a eletromobilidade... No entanto, tendo em conta as atuais condições de mercado, não podemos prorrogar 269 contratos, que se esgotarão pouco depois de uma duração de 12 meses".

Galeria: Cupra Born - produção na Alemanha

Outros artigos dizem que algumas centenas de empregos de um total de 10.700 podem ser afetados já em outubro.

Essa não é a primeira vez que ouvimos falar sobre questões de demanda. Antes, ouvimos falar sobre o lançamento adiado do terceiro turno na fábrica de Emden, na Alemanha, que é o segundo local de produção do Volkswagen ID.4 na Alemanha. Alegadamente, a medida também afetou o lançamento do ID.7 no local.

Se ligarmos os pontos com o recente movimento da União Europeia para investigar a importação dos carros elétricos chineses, um quadro interessante está surgindo. A indústria automóvel na Europa reconhece provavelmente a sua difícil situação e está a tentar descobrir o que fazer.