A cidade de São Paulo recebeu uma frota com 50 ônibus elétricos a bateria nesta segunda (18). A entrega faz parte do plano de transição energética da capital paulista, prevista em lei, e que tem como meta eletrificar pelo menos 20% da frota municipal até 2024.
No evento, realizado na Praça Charles Miller, no bairro Pacaembu, e que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, foram entregues os primeiros ônibus, produzidos pela Eletra, com baterias WEG e carroceria Caio.
Os ônibus elétricos chegam em variantes de 12,5 metros, 15 metros e super articulados e estão sendo entregues para os operadoras Ambiental, Transwolff e Transppass e Campo Belo.
Galeria: Eletra - ônibus elétricos SP
Esses pedidos são um reflexo do compromisso assumido pelo prefeito Ricardo Nunes, de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da capital até 2024, o que equivale a cerca de 2.600 ônibus elétricos em circulação na maior cidade do país em pouco mais de um ano.
Compromisso está alinhado com as metas de descarbonização e transição energética da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes fixadas pela Lei 16.802, no cumprimento do Programa de Metas 2021-2024 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a neutralização desse poluente até 2038.
Galeria: Inauguração - Eletra (ônibus elétricos)
Os serviços de mobilidade elétrica ficarão a cargo da Enel X, que incluem a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores produzidos pela empresa e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos - o investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões.
Além disso, a Enel Trading, disponibilizou a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos ônibus nas garagens.
Os ônibus elétricos representam uma redução de ao menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível, na comparação com veículos movidos a diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado.
A transição energética no transporte público irá demandar cada vez mais ônibus elétricos, em um movimento que deve aumentar rapidamente. Nesse ponto, haverá concorrência de empresas internacionais, principalmente chinesas, mas abre-se a oportunidade para avançarmos com as tecnologias nacionais.
Fotos: Autor/divulgação