A Shell, em parceria com a BYD, inaugurou a maior estação de carregamento de carros elétricos do mundo nesta semana. Localizada em Shenzhen, na China, a infraestrutura possui um total de 258 pontos de carregamento rápido de até 250 kW DC.
Para termos uma dimensão da magnitude, o local tem o triplo do número de pontos de carregamento do maior Supercharger Tesla localizado no Arizona, EUA.
Segundo a Shell, a estação de carregamento Recharge Shell do Aeroporto de Shenzhen, localizada a cerca de 2,5 km do prédio do terminal do aeroporto, atendeu mais de 3.300 veículos elétricos diariamente durante suas operações de teste. O local também conta com a conveniência Shell Select, Shell Cafe, máquinas de venda automática e um lounge para os motoristas enquanto aguardam o carregamento.
István Kapitány, vice-presidente executivo global de mobilidade da Shell, disse:
"A abertura desta nova unidade é parte de nosso compromisso contínuo de atender às necessidades em evolução de nossos clientes na China. Sabemos que os condutores de veículos elétricos procuram uma experiência de carregamento rápida, conveniente e confortável e isso reflete-se nas taxas de utilização dos nossos sites na China, que são duas a três vezes superiores à média da indústria local. A China é um dos mercados em crescimento mais importantes para a Shell Mobility. Estamos ansiosos para oferecer experiências de mobilidade agradáveis para mais clientes na China no futuro."
Além disso, as baias de carregamento são cobertas e equipadas com painéis solares no teto que podem gerar cerca de 300.000 kWh de eletricidade renovável por ano, que é utilizada para carregar os veículos elétricos no local.
Esse projeto é fruto de uma parceria estratégica entre a Shell e a BYD, em um acordo assinado no ano passado. O objetivo é acelerar a transição energética e melhorar a experiência de carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in na China e na Europa.
Com esta parceria, as duas gigantes pretendem instalar 275.000 pontos de carregamento em todo o mundo e criar soluções integradas para a energia doméstica. Além disso, a Shell e a BYD pretendem colaborar na área de desenvolvimento de baterias e carregamento avançado.
No Brasil, o programa Shell Recharge chegou em junho de 2022. Atualmente, a rede conta com estações espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com previsão de expansão para o Centro-Oeste e outras regiões do País em breve.
Recentemente, a Raízen ampliou a parceria com as montadoras Audi e Porsche em um projeto para implementar 20 novas estações nas regiões com maior demanda de veículos elétricos das marcas no País, totalizando R$ 24 milhões em investimentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia