O novo Renault Megane E-Tech 2024 foi lançado oficialmente no Brasil. O carro elétrico que inaugura uma nova fase na história da Renault, chega ao mercado com preços a partir de R$ 279.900.
No caso específico do Brasil, o Megane E-Tech elétrico está sendo vendido em uma única configuração de trem de força: um motor elétrico com 160 kW (220 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque máximo, o bastante para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.
Destaque, a bateria tem 60 kWh de capacidade e é completamente nova: mais fina, pesa 395 quilos e utiliza a química NMC (níquel, manganês, cobalto) da LG, que contém mais níquel e menos cobalto para uma maior densidade de energia - a autonomia declarada é de 337 km pelo PBEV do Inmetro.
Bem equipado em termos de tecnologia, o Megane E-Tech conta com um sistema otimizado de frenagem regenerativa, onde a regeneração está sempre ativa quando a alavanca de câmbio está na posição D. São quatro níveis de regeneração: do nível 0 (sem Regeneração) ao nível 3 (máxima regeneração de energia e frenagem do motor otimizada).
Já o visual é moderno e atraente, com linhas suaves, dianteira com faróis de LED com funções dinâmicas, desenho aerodinâmico com as maçanetas embutidas e leve caimento do teto. Na traseira, destaque para as lanternas também em LED que conectam ao emblema da Renault ao centro.
Baseado na plataforma CMF-EV, o Megane E-Tech elétrico pesa 1.680 kg e mede 4,20 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura, medidas que o colocariam no patamar de um hatchback médio/compacto, ou dos mais recentes SUVs compactos. No entanto, o destaque é o bom entre-eixos de 2,68 metros, próximo de veículos maiores e que garante um bom espaço interno - o porta-malas tem capacidade para 440 litros.
A cabine possui sistema de iluminação ambiente personalizada (Living Lights - opcional), quadro de instrumentos digital com tela de 12,3" e alta resolução, sistema OpenR Link feito em parceria com o Google com tela de 9" (12" opcional), iluminação ambiente em LED, 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e ar-condicionado digital de duas zonas entre outros itens.
A garantia das baterias é de 8 anos ou 160.000 km e durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Garagem EV: Renault Megane E-Tech elétrico chega para teste de longa duração
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Teste Renault Megane E-Tech: o carro elétrico certo com o preço errado
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Impressões ao dirigir o Novo Megane E-Tech: o futuro da Renault chegou
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Renault Megane E-Tech: veja todos os detalhes antes do lançamento no Brasil