A Tesla e a Volvo também estão sob a mira da União Europeia. Isso foi anunciado por Valdis Dombrovskis, vice-presidente do executivo da UE, que deu novos detalhes sobre a investigação de Bruxelas contra os incentivos para a indústria chinesa de carros elétricos.
Elon Musk e o grupo sueco acabam, assim, na mira dos comissários da UE com a acusação de receber financiamento estatal desproporcional e prejudicar a concorrência com os fabricantes do Velho Continente. A declaração foi feita durante uma entrevista ao Financial Times (FT) à margem de uma visita à China.
Concorrência (não) justa
De acordo com Dombrovskis, a investigação não se baseia apenas em "evidências suficientes prima facie", mas diz respeito a "veículos elétricos de fabricantes chineses e de outros países que recebem subsídios à produção". Palavras ditas depois que o FT perguntou se a investigação também abrange a Tesla e a Volvo.
A União está "aberta à concorrência" no setor de veículos elétricos, mas ela "deve ser justa", explica o vice-presidente da UE, que em seguida acrescenta: outras grandes economias já introduziram tarifas sobre as baterias da China. "A Europa", ele especifica, "é provavelmente o maior mercado aberto aos fabricantes chineses".
'Progresso'
Ambos os lados disseram que fizeram "progresso" ao chegar a um acordo sobre um mecanismo de controle de exportação, mas a decepção de Pequim continua, falando por meio de Wang Wentao, Ministro do Comércio. Bruxelas seria culpada de "protecionismo".
Galeria: Tesla Gigafactory 3
Durante a reunião de cúpula, Dombrovskis também promoveu uma agenda para convencer Pequim a desmantelar as barreiras que contribuíram para o déficit comercial recorde do ano passado, de cerca de 400 bilhões de euros.
Em 2023 as exportações da China para a UE aumentaram 112% na comparação com o ano anterior e 361% na comparação com 2021. A participação no mercado automotivo aumentou para 8% e pode chegar a 15% já em 2025: a Europa está realmente preocupada.