As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China continuam a crescer e em agosto atingiram um nível sem precedentes de 750.000 unidades emplacadas.
De acordo com os dados da EV Volumes, compartilhados por José Pontes, foram registados na China 750.735 novos carros eletrificados plug-in de passageiros em agosto, 36% de aumento na comparação ano a ano.
A participação de mercado dos eletrificados plug-ins também subiu ao nível recorde de 39%. São basicamente dois em cada cinco carros novos vendidos.
A China é o maior mercado mundial de carros recarregáveis, estimado em cerca de 60% do volume global total.
Vale destacar que as vendas de carros totalmente elétricos (BEV) são cerca de duas vezes maiores do que as vendas de carros híbridos plug-in (PHEV) no país, atingindo respectivamente cerca de 500.000 e 250.000 unidades em agosto, o que mostra o rápido aumento da preferência pelos modelos a bateria.
Vendas de carros elétricos e híbridos plug-in para o mês:
No acumulado de 2023, mais de 4,6 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in foram registrados na China (um aumento de cerca de 36% ano a ano), o que representa cerca de 36% do volume total.
Emplacamentos de carros plug-in no acumulado do ano:
Para referência, em 2022, mais de 5,92 milhões de novos carros eletrificados plug-in de passageiros foram registrados na China (30% do volume total).
Vendas por modelo:
Em agosto, os quatro primeiros dos cinco carros mais vendidos na China passaram a ser carros elétricos a bateria ou híbridos plug-in.
A primeira é a linha BYD Song (56.743), seguido pelo Tesla Model Y (51.117), a linha BYD Qin (42.808) e o BYD Seagull (34.841). O carro com motor de combustão interna mais vendido foi o Volkswagen Lavida (33.891).
Top 10 plug-ins do mês:
O top 10, em termos de vendas de veículos após os primeiros oito meses do ano. não mudou muito. O Tesla Model Y ainda ocupa o terceiro lugar geral (e o primeiro entre os BEVs), enquanto a maioria dos modelos recarregáveis mais vendidos são chineses.
Top 10 plug-ins em janeiro-agosto:
* As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram contabilizadas juntas na fonte.
A BYD é a marca e o grupo automotivo mais popular da China, e isso não deve mudar tão cedo.
Principais marcas por participação no segmento plug-in de janeiro a agosto:
Principais grupos automotivos por participação no segmento plug-in em janeiro-agosto:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul