BYD e Tesla divulgaram nesta segunda-feira (2) seus relatórios de emplacamentos de carros elétricos a bateria (BEV) no terceiro trimestre de 2023. E o destaque é que, além do crescimento de ambas as empresas, a montadora chinesa pela primeira vez na história atingiu impressionantes 99% das vendas totais da Tesla, encostando de vez na norte-americana.
Ao todo, a BYD emplacou um total de 824.001 veículos eletrificados no terceiro trimestre de 2023, dos quais 431.603 eram carros totalmente elétricos (BEV), um número que já representa 52,4% do total de vendas da empresa. No mesmo período, a norte-americana Tesla passou por dificuldades e ficou abaixo do esperado, com 435.059 carros elétricos a bateria.
Ambas as montadoras são líderes globais em veículos eletrificados plug-in (que vão na tomada), mas falando exclusivamente dos carros elétricos (BEV), temos aqui um movimento interessante da montadora chinesa ao atingir incríveis 99,21% das vendas totais da Tesla.
Desde que passou a produzir e vender exclusivamente eletrificados (BEV e PHEV), a BYD já se consolidou com líder global em eletrificados plug-in, mas ao mesmo tempo está avançado de forma contundente na participação dos BEVs em suas vendas totais, se aproximando da Tesla.
Olhando para os números e tendência de crescimento, vemos que as vendas da Tesla neste trimestre aumentaram 26,5% em relação ao ano anterior, mas diminuíram 6,7% em relação ao trimestre anterior. Já as vendas de veículos elétricos puros da BYD aumentaram 66,9% em relação ao ano anterior e 22,6% em relação ao mês anterior neste trimestre. A taxa de crescimento da BYD superou a da Tesla por larga vantagem nas duas comparações.
Confira abaixo a evolução das vendas de carros elétricos de Tesla e BYD:
Trimestre | Tesla | BYD | Diferença |
1º 2022 | 310.048 | 143.223 | 166.825 |
2º 2022 | 254.695 | 180.296 | 74.399 |
3º 2022 | 343.830 | 258.610 | 85.220 |
4º 2022 | 405.278 | 329.011 | 76.267 |
1º 2023 | 422.875 | 264.647 | 158.228 |
2º 2023 | 466.140 | 352.145 | 113.995 |
3º 2023 | 435.059 | 431.603 | 3.456 |
Líderes em eletrificação, as duas montadoras têm uma estratégia agressiva de expansão global, baseada na ampliação da capacidade industrial com a instalação de fábricas de veículos elétricos e baterias ao redor do mundo.
A Tesla se apoia em suas modernas giga-fábricas, sendo a mais recente a da Alemanha (com o México em seguida), enquanto a BYD começa a pavimentar a produção externa com uma fábrica de BEVs na Tailândia, enquanto anuncia o início de fabricação no Brasil para 2025 e busca um local para montar seus veículos na Europa.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país