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Jeep Compass elétrico baseado na nova plataforma Stellantis chegará em 2025

SUV elétrico será um dos primeiros modelos baseados na plataforma STLA Medium

Jeep Compass elétrico - projeção

Após o lançamento do Avenger e os anúncios do Recon e do Wagoneer S, a Jeep está planejando um quarto modelo elétrico: o Jeep Compass Electric. O modelo é baseado na plataforma STLA Medium e será produzido na fábrica de Melfi, no sul da Itália, a partir de 2025. Isso de acordo com as informações oficiais da Stellantis fornecidas pela empresa aos sindicatos italianos.

Atualmente, o Fiat 500X, o Jeep Renegade e o Jeep Compass ainda estão sendo fabricados em Melfi. No entanto, esses modelos sairão de linha em 2024 e 2025, respectivamente. Em vez disso, a fábrica Stellantis receberá cinco novos modelos baseados na plataforma STLA Medium. Isso foi anunciado pela Stellantis em Melfi ontem, terça-feira; a informação foi divulgada pelos sindicatos FIM-Cisl, Uilm, Fismic e Ugl, informa a Reuters.

Galeria: Novo Jeep Recon elétrico

Com os anúncios sobre o plano de produção da fábrica, o grupo aparentemente queria melhorar as relações com os sindicatos. Os cerca de 5.800 trabalhadores de Melfi pararam de trabalhar por um dia em setembro porque se sentiram alienados sobre o futuro da fábrica.

A Stellantis anunciou a produção de quatro novos modelos BEV em Melfi já em junho de 2021. Além de um sucessor para o Opel Insignia e um crossover DS, esses seriam o sucessor do DS 7 Crossback a partir do final de 2025 e um equivalente Lancia, provavelmente chamado de Aurelia. Além desses quatro modelos, o Jeep Compass também será fabricado em Melfi como um carro 100% elétrico e como um híbrido, segundo a apuração. Embora a plataforma STLA Medium tenha sido projetada para trens de força elétricos, ela também suporta motores de combustão interna.

Plataforma STLA Medium da Stellantis

Já havia rumores de um Jeep Compass elétrico há alguns meses. O Motor1, por exemplo, desenvolveu uma projeção do carro em junho - nossa imagem de capa. Sem citar uma fonte, os colegas escreveram na época que o carro provavelmente teria uma bateria de 87 kWh e tração nas duas e quatro rodas com um máximo de cerca de 180 kW.

A empresa demonstrou recentemente que a plataforma pode fazer mais do que isso com a apresentação do Peugeot E-3008: o novo modelo oferece uma opção de tração dianteira com 157 ou 170 kW ou tração integral com 240 kW. Acima de tudo, no entanto, o SUV cupê impressionou com sua enorme bateria de 98 kWh, que supostamente oferece uma autonomia de 700 km.