Jeep Compass elétrico baseado na nova plataforma Stellantis chegará em 2025
SUV elétrico será um dos primeiros modelos baseados na plataforma STLA Medium
Após o lançamento do Avenger e os anúncios do Recon e do Wagoneer S, a Jeep está planejando um quarto modelo elétrico: o Jeep Compass Electric. O modelo é baseado na plataforma STLA Medium e será produzido na fábrica de Melfi, no sul da Itália, a partir de 2025. Isso de acordo com as informações oficiais da Stellantis fornecidas pela empresa aos sindicatos italianos.
Atualmente, o Fiat 500X, o Jeep Renegade e o Jeep Compass ainda estão sendo fabricados em Melfi. No entanto, esses modelos sairão de linha em 2024 e 2025, respectivamente. Em vez disso, a fábrica Stellantis receberá cinco novos modelos baseados na plataforma STLA Medium. Isso foi anunciado pela Stellantis em Melfi ontem, terça-feira; a informação foi divulgada pelos sindicatos FIM-Cisl, Uilm, Fismic e Ugl, informa a Reuters.
Galeria: Novo Jeep Recon elétrico
Com os anúncios sobre o plano de produção da fábrica, o grupo aparentemente queria melhorar as relações com os sindicatos. Os cerca de 5.800 trabalhadores de Melfi pararam de trabalhar por um dia em setembro porque se sentiram alienados sobre o futuro da fábrica.
A Stellantis anunciou a produção de quatro novos modelos BEV em Melfi já em junho de 2021. Além de um sucessor para o Opel Insignia e um crossover DS, esses seriam o sucessor do DS 7 Crossback a partir do final de 2025 e um equivalente Lancia, provavelmente chamado de Aurelia. Além desses quatro modelos, o Jeep Compass também será fabricado em Melfi como um carro 100% elétrico e como um híbrido, segundo a apuração. Embora a plataforma STLA Medium tenha sido projetada para trens de força elétricos, ela também suporta motores de combustão interna.
Já havia rumores de um Jeep Compass elétrico há alguns meses. O Motor1, por exemplo, desenvolveu uma projeção do carro em junho - nossa imagem de capa. Sem citar uma fonte, os colegas escreveram na época que o carro provavelmente teria uma bateria de 87 kWh e tração nas duas e quatro rodas com um máximo de cerca de 180 kW.
A empresa demonstrou recentemente que a plataforma pode fazer mais do que isso com a apresentação do Peugeot E-3008: o novo modelo oferece uma opção de tração dianteira com 157 ou 170 kW ou tração integral com 240 kW. Acima de tudo, no entanto, o SUV cupê impressionou com sua enorme bateria de 98 kWh, que supostamente oferece uma autonomia de 700 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass 4xe híbrido plug-in fica mais barato após efeito GWM
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Jeep Compass 4xe híbrido plug-in é lançado no Brasil por R$ 349.990
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Jeep Compass híbrido que faz 52 km/l chega ao Brasil até junho
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Novo Jeep Compass híbrido plug-in de 240 cv é flagrado no Brasil