No Brasil, não temos ouvido falar muito da Daihatsu atualmente, mas a marca japonesa não perdeu seu talento para produzir microcarros, vans e caminhões bem interessantes. E a grande novidade é que a empresa irá apresentar conceitos de carros elétricos no Japan Mobility Show, que acontecerá em algumas semanas. Três deles são utilitários, mas também há um interessante conversível.
Caso você não se lembre dos anos 80 ou tenha nascido depois dessa década, a Daihatsu é uma subsidiária da Toyota que se concentra em modelos compactos, especialmente o segmento kei de veículos pequenos do Japão. Elas compartilham algumas tecnologias. No início deste ano, a Toyota, a Suzuki e a Daihatsu anunciaram um plano para colaborar em uma plataforma para a próxima geração de minivans elétricas comerciais.
O Daihatsu Osanpo (foto abaixo) é o roadster elétrico de aparência peculiar da marca. O nome significa "caminhar" em japonês, e uma tradução da montadora afirma que o veículo "permite que você desfrute do conforto do ar livre tão facilmente quanto sair para uma caminhada". O modelo mede 3.395 mm de comprimento.
Para se ter uma ideia, um Mazda MX-5 Miata 2023 tem 3.911 mm, o que significa que o Osanpo é uma máquina bastante compacta. Não há especificações do trem de força disponíveis no momento.
A Daihatsu também tem o conceito quadradão Me:Mo EV. Ele apresenta um formato retangular com balanços curtos. No entanto, as grandes janelas permitiriam a entrada de bastante luz natural na cabine. Trata-se de um modelo compacto com apenas 2.955 mm de comprimento.
Os conceitos Uniform Cargo e Uniform Truck são os outros EVs da Daihatsu para a exposição. Eles são essencialmente o mesmo veículo, exceto que o caminhão tem um teto mais alto, e o outro se parece mais com uma van.
A empresa imagina esses modelos como veículos comerciais compactos, e eles teriam partes internas e externas removíveis. Ambas as versões medem 3.395 mm de comprimento.
Além dos quatro veículos elétricos, a Daihatsu levará à exposição um conceito para um Copen roadster redesenhado. Ele é maior do que o modelo existente, medindo 3.835 mm e 1.694 mm de largura em vez de 3.395 mm e 1.475 mm, respectivamente. A distância entre eixos agora é de 2.413 mm, em comparação com as atuais 2.230 mm.
Sob o capô, um motor de 1,3 litro impulsiona as rodas traseiras, enquanto o Copen, atualmente à venda, usa um três cilindros de 658 cc com 63 cv (47 kW). A Daihatsu não anunciou as especificações de potência do novo carro da exposição.
O Japan Mobility Show acontece de 26 de outubro a 5 de novembro no Tokyo Big Sight Exhibition Center. O InsideEVs estará lá em algumas semanas para ver o que a Daihatsu e as outras montadoras japonesas têm reservado para enfrentar a crescente indústria chinesa de veículos elétricos.
Fonte: Daihatsu
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