A Mercedes-Benz Trucks apresentou uma nova geração de seu caminhão de longa distância totalmente elétrico, batizado de eActros 600, que pode ser considerado um concorrente direto da versão de curto alcance do Tesla Semi, ainda não lançada oficialmente.
Com um design de cabine avançada típico dos caminhões europeus, o eActros 600 é baseado em uma arquitetura elétrica de 800 volts que acomoda dois motores elétricos com uma potência contínua de 400 quilowatts (536 cv) e três conjuntos de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) que oferecem uma capacidade total de 621 kWh.
O veículo também está equipado com uma transmissão de quatro velocidades projetada especificamente para uso em transporte de longa distância de carga pesada, e a configuração de motor duplo é capaz de fornecer uma potência máxima de 600 kW.
A recarga das baterias pode ser feita através do conector CCS2 com taxas de até 400 kW, mas a Mercedes-Benz afirma que o caminhão também é capaz de aceitar até um megawatt (1 MW) de energia DC de uma fonte compatível, com a possibilidade de adaptação do veículo com os conectores adequados quando a tecnologia do sistema de carregamento de um megawatt (MCS) estiver disponível e padronizada.
O eActros 600 possui uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga completa e é capaz de rebocar até 40 toneladas. Com recargas intermediárias durante os períodos de descanso obrigatório do motorista, é possível alcançar uma distância diária de 1.000 km.
A capacidade de carga é de aproximadamente 22 toneladas com um reboque europeu padrão, mas a máquina tem um peso bruto combinado de 44 toneladas. O veículo está disponível em duas versões de chassi: 6x2 com distância entre eixos de 4.600 milímetros e 4x2 com distância entre eixos de 4.000 milímetros.
Comparado ao que se sabe sobre o Tesla Semi, o eActros parece similar em termos de especificações técnicas. O Tesla Semi de longa distância foi elogiado pelo CEO da Tesla, Elon Musk, por percorrer um trajeto de 500 milhas (804 km) com peso combinado de 36,7 toneladas. Recentemente, um dos Tesla Semi da PepsiCo percorreu mais de 1.600 km em um único dia, com várias sessões de recarga, antes de parar para recarregar quando o estado de carga da bateria atingiu nove por cento.
Para uma perspectiva adicional, o GMC Hummer EV, que é um veículo de passageiros, possui um pacote de bateria que armazena cerca de 212 kWh (utilizável) para uma autonomia de mais de 482 km.
Em relação à garantia, a Mercedes-Benz afirma que todo o veículo é coberto por uma garantia de 12 meses com quilometragem ilimitada, enquanto o trem de força elétrico é coberto por uma garantia máxima de 36 meses ou 360.000 km. As baterias de alta voltagem têm o período de garantia mais longo, com um máximo de 72 meses, 720.000 km ou 1.800 ciclos de recarga, o que ocorrer primeiro.
O caminhão apresenta duas tomadas de força, uma elétrico-mecânica que permite a operação de equipamentos de trabalho hidráulicos ou mecânicos, como basculantes, pisos móveis ou semirreboques de silo, bem como uma tomada de força elétrica DC ou AC que pode fornecer entre 20 e 90 kW para equipamentos como reboques refrigerados.
No interior, o caminhão totalmente elétrico tem um layout bastante convencional em comparação com seu concorrente americano, com o volante de um lado da cabine e duas telas - uma para o painel de instrumentos digital e outra para o sistema de entretenimento.
Diversos sistemas de segurança também estão presentes, incluindo Assistência de Freio Ativo, Assistência de Proteção Frontal, Assistência de Proteção Lateral Ativa e Assistência de Condução Ativa, que combinam informações de quatro radares de curto alcance, um radar de longo alcance e uma câmera de para-brisa de 270 graus para minimizar o tempo de reação.
Fonte: Mercedes-Benz Trucks
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil