page ad skin

Robotáxi de Google e Waymo se prepara para testes em vias públicas em breve

Projeto está sendo executado pela Zeekr, uma marca da Geely

Condução de robô-táxi Waymo Zeker

No que parece ser a reta final de uma parceria de aproximadamente dois anos, Google e a Geely estão prontos para lançar seu tão aguardado robotáxi elétrico Waymo. A colaboração foi anunciada no final de 2021 e, ao longo de 2022, as duas empresas iniciaram testes de desenvolvimento do novo veículo, uma espécie de monovolume com amplas portas deslizantes que proporcionam acesso a uma portal central espaçosa.

Agora, parece que o veículo está pronto para sua estreia. Isso é sugerido por um anúncio de emprego publicado no LinkedIn pela Zeekr, uma jovem marca criada pela Geely, que está buscando um gerente de logística para o programa Waymo nos Estados Unidos. A pessoa selecionada será responsável por supervisionar todas as operações relacionadas a peças de reposição, o que indica que os veículos em breve entrarão em serviço.

Galeria: Carro autônomo da Geely com sistema Google

Testes nas ruas programados para 2023

Esse anúncio vem após outro, algumas semanas atrás, em que a Zeekr estava em busca de um executivo para a gestão de operações de assistência e reparo, também nos Estados Unidos e para o projeto Waymo.

O dia da estreia parece estar se aproximando cada vez mais. Um porta-voz da Zeekr afirmou que até o final de 2023, os robotáxis desenvolvidos em colaboração com a Google iniciarão os testes em vias públicas.

Crescimento da equipe

Nenhuma das empresas envolvidas anunciou uma data exata para o início do serviço ao cliente, mas os prazos parecem estar maduros. Isso ocorre porque muitas vezes a fase de testes de rua desse tipo de veículo ocorreu em rotas selecionadas, mas já com passageiros a bordo.

A operação de robotáxis criada pela Google e pela Geely está sob a supervisão de Ron Oppat, que agora ocupa o cargo de Diretor Geral dos EUA da Zeekr e tem experiência anterior na Ford. Oppat pretende formar uma equipe com pelo menos 8-10 pessoas operacionais ainda este ano e planeja expandir a equipe para pelo menos 25 pessoas até 2024.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários