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Ford e Hyundai compram prensa gigante do mesmo fornecedor da Tesla

Ford, Hyundai e uma montadora premium da Europa teriam comprado a Giga Press da IDRA Group

IDRA Group Giga Press 9000

Além de ajudar a trazer os veículos elétricos para o mainstream, a Tesla influenciou a indústria automotiva de muitas formas, especialmente quando se trata da fabricação mais eficiente dos veículos. 

Entre os muitos processos que a fabricante de veículos elétricos desenvolveu para reduzir os custos de produção e acelerar a fabricação, a Giga Press é provavelmente a primeira que vem à mente.

Qualquer um pode entender o tamanho de um avanço simplesmente olhando para as grandes peças de sub-carrocerias de veículos produzidas pelas enormes máquinas de fundição – as chamadas Giga Prensas – em comparação com a maneira tradicional de montar as mesmas peças a partir de vários pequenos fundidos e componentes.

Por exemplo, as carrocerias dianteira e traseira do Model Y são combinadas com baterias estruturais para formar um chassi de três peças, o que traz enormes reduções de custos e acelera a produção.

A Tesla foi pioneira no uso de máquinas de fundição gigantes com a ajuda da especialista italiana IDRA Group, que fabrica as máquinas de fundição de alumínio. Mas agora, outras montadoras estão seguindo o exemplo da Tesla, investindo em giga fundição, incluindo Ford e Hyundai.

De acordo com a Reuters, as duas principais montadoras globais e uma empresa europeia não identificada compraram prensas giga do Grupo IDRA.

Durante um evento do setor organizado pela IDRA na terça e quarta-feira, um modelo "Giga Press 6.100" com a marca Ford impressa estava sendo testado na fábrica da empresa em Travalgiato, perto de Brescia, norte da Itália.

 

A máquina de fundição, que produz uma força de mais de 6.000 toneladas, será enviada para os EUA para ser instalada em um local de pesquisa e desenvolvimento na área de Detroit. A Ford supostamente o usará para testes e benchmarking antes de introduzir as prensas para veículos de produção.

Os participantes do evento também viram uma imprensa ainda maior, a "Giga Press 9.000", que é o maior e mais novo modelo da IDRA. A máquina, que é do tamanho de uma pequena casa ou de uma quadra de tênis, estava sendo testada nas proximidades, mas não tinha nenhuma marca.

Ainda assim, de acordo com uma fonte próxima do assunto citada pela Reuters, a Giga Press 9.000 será enviada para a Hyundai e também será usada inicialmente apenas para fins de pesquisa e desenvolvimento.

Montadora europeia premium teria comprado duas prensas giga

Além das duas prensas para Ford e Hyundai, a fonte disse que a IDRA também está perto de assinar um contrato de fornecimento de duas prensas 9.000 com uma montadora premium na Europa, no que seria o primeiro contrato da empresa com um grupo europeu.

A empresa pode ser a Volvo, de acordo com fontes anônimas que disseram que a empresa sueca de propriedade da chinesa Geely comprou duas prensas IDRA Giga para sua nova fábrica no leste europeu.

Até agora, a IDRA assinou pedidos de 25 prensas, 21 das quais já foram produzidas e enviadas, incluindo para os principais fabricantes de peças "Tier 1". A fabricante teria enviado a maioria das prensas feitas até agora para a Tesla – 14 delas, incluindo duas unidades da Giga Press 9.000 para a produção da Cybertruck na Giga Texas – de acordo com fontes e postagens da Tesla nas redes sociais.

A fonte da Reuters disse que seis Giga Presses estão agora emergindo como o padrão para empresas que visam a produção anual de 500.000 veículos.

Além das montadoras mencionadas acima, a chinesa Geely também usa giga casting para o monovolume elétrico Zeekr 009, assim como a General Motors para seu principal EV, o Cadillac Celestiq construído à mão.

A Toyota também anunciou planos de usar a técnica em seus futuros EVs, e já está aperfeiçoando-a em sua fábrica de Miochi, no Japão. A montadora destacou as vantagens da fundição giga em uma recente oficina de tecnologia, revelando que a seção traseira do SUV bZ4X é atualmente feita de 86 peças fundidas individuais, em comparação com um molde gigante para toda a traseira do carro no futuro.