A Toyota anunciou recentemente uma série de novas tecnologias à medida que se aproxima de outras montadoras nos planos de expansão de veículos elétricos. Uma delas é a giga fundição, em que partes selecionadas da carroceria do carro são construídas a partir de dois ou três componentes principais, simplificando o processo de fabricação e reduzindo os custos.

A Tesla foi a primeira a usar amplamente a giga prensa, e várias montadoras tentaram imitar a abordagem. A Geely usa a técnica para o Zeekr 009 MPV e a General Motors está supostamente usando-a para seu próximo carro-chefe de veículos elétricos, o Cadillac Celestiq. A Volvo e a Hyundai também têm planos semelhantes.

O Grupo IDRA confirma que forneceu uma enorme máquina de fundição para o Tesla Model Y

A giga press é uma máquina de fundição de alta pressão que injeta alumínio fundido em moldes de fundição. Acredita-se que a Tesla a tenha usado pela primeira vez no Model Y, supostamente substituindo conjuntos compostos de 70 peças por apenas duas ou três peças fundidas enormes.

As máquinas do tamanho de uma casa têm uma força de fixação de 55.000 a 61.000 quilonewtons (5.600 a 6.200 toneladas de força), embora isso possa variar dependendo da configuração e da marca, já que a Tesla parece estar diversificando seus fornecedores de giga prensas e não depende apenas da italiana IDRA. A Bühler, da Suíça, e o LK Group, da China, são outros grandes participantes do setor.

As novas Giga Press da Volvo

As novas Giga Press da Volvo

Os benefícios da Giga Press são múltiplos. A tecnologia permitiu que a Tesla reduzisse os custos de fabricação da parte inferior da carroceria traseira do Model Y em 40%, de acordo com alguns especialistas. Para o Model 3, a Tesla removeu 600 robôs da montagem, pois a giga prensa simplificou a produção, informou o Autoblog. Enquanto isso, a Toyota disse que a tecnologia reduzirá os processos e o investimento na fábrica pela metade.

Outro motivo para a adoção mais ampla da tecnologia é a possível economia de peso. As baterias de veículos elétricos são pesadas, e os fabricantes procuram compensar o peso adicional em outros lugares. Presume-se que a Giga Press também reduza as emissões de carbono ao eliminar dezenas de peças individuais.

No entanto, em caso de acidentes, a substituição de peças enormes pode custar muito mais do que a substituição de componentes menores. Embora a fabricação de carrocerias seja altamente automatizada hoje em dia, a prática também pode afetar as empresas que fornecem componentes menores, de acordo com a Automotive News Europe.