Em agosto, as vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in ultrapassaram 1,2 milhões de unidades, o que representa o terceiro melhor resultado histórico.
De acordo com os dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, em agosto foram registados 1.238.484 novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros a nível mundial (mais 45% do que há um ano). Trata-se de cerca de 18% do mercado total (em comparação com 15% há um ano) e um dos melhores resultados no acumulado este ano.
Juntamente com cerca de 800.000 híbridos não recarregáveis (HEV), mais uma vez, cerca de um quarto do mercado automóvel global é de alguma forma eletrificado - xEVs (BEVs, PHEVs, HEVs).
As vendas de carros elétricos aproximaram-se das 900.000 unidades e representaram, só por si, 13% do volume total. Os híbridos plug-in constituem um segmento menor em termos globais, com cerca de 350.000 unidades vendidas (estimativa aproximada).
Emplacamentos de eletrificados plug-in no mês:
- BEV: cerca de *880.000 e 13% de participação de mercado
- PHEV: cerca de *358.000 e 5% de participação de mercado
- Total: 1.238.484 (mais 45%) e 18% de participação de mercado
* Estimativa a partir da participação de mercado
Galeria: BYD Song Plus DM-i 2023
Até agora, este ano, foram vendidos mais de 8,1 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo, o que representa cerca de 16% do volume total, segundo as nossas estimativas.
Emplacamentos de eletrificados plug-in no acumulado:
- BEV: cerca de *5,7 milhões e 11% de participação de mercado
- PHEV: cerca de *2,5 milhões e 5% de participação de mercado
- Total: 8 184 819 (mais 42%) e 16% de participação de mercado
* Estimativa a partir da participação de mercado
Para referência, em 2022, mais de 10 milhões de novos eletrificados plug-in de passageiros foram vendidos a nível mundial pela primeira vez.
Classificação dos modelos
Como nos meses anteriores, o Tesla Model Y foi o modelo plug-in mais vendido em agosto, com 115.885 novos registos, muito acima dos outros modelos.
Na sequência, os eletrificados mais vendidos são o BYD Song (BEV e PHEV) contados em conjunto), o Tesla Model 3 e o BYD Qin (VEBs e VEPs contados em conjunto), seguidos de três modelos BYD totalmente elétricos - Seagull, Yuan e Dolphin. Com mais três BEVs chineses, incluindo o GAC Aion Y, o BYD Han e o GAC Aion S, o top 10 é 80% chinês.
Top 10 do mês:
- Tesla Model Y - 115.885
- BYD Song Plus (9 081 VEBs + 48 522 PHEVs) - 57.603
- Tesla Model 3 - 48.815
- BYD Qin Plus (11 663 VEBs + 31 155 VEPIs) - 42.818
- BYD Seagull - 34.841
- BYD Yuan Plus (também vendido como Atto 3) - 32.690
- BYD Dolphin - 32.288
- GAC Aion Y - 26.719
- BYD Han (10.506 BEVs + 12.355 PHEVs) - 22.861
- GAC Aion S - 22.650
* As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram contabilizadas em conjunto na fonte.
Após os primeiros oito meses do ano, o Tesla Model Y aumentou ainda mais a sua vantagem sobre os outros modelos, enquanto a família BYD Song (maioritariamente PHEV) bateu o Tesla Model 3 e ocupando o segundo lugar.
Ranking das marcas
A BYD continua a ser a marca mais popular de eletrificados, com um recorde de mais de 261.000 novos registos em agosto.
A Tesla foi a segunda melhor marca, com mais de 170.000 unidades (o melhor resultado para registos de carros totalmente elétricos).
Na sequência, vem o GAC Aion com mais de 51.000, seguido pela Volkswagen e BMW (ambos acima de 43.000). As cinco marcas seguintes registaram cerca de 30.000-35.000 registos.
Top 10 do mês:
- BYD - 261.504
- Tesla - 170.171
- GAC Aion - 51.570
- Volkswagen - 43.711
- BMW - 43.304
- SAIC-GM-Wuling - 35.110
- Li Auto - 34.914
- Geely - 31.751
- Changan - 30.758
- Mercedes-Benz - 29.354
Após os primeiros oito meses de 2024, regista-se agora uma mudança de patamar entre a BYD (mais de 1,7 milhões) e a Tesla (mais de 1,17 milhões). No entanto, a Tesla está em vantagem em termos de volume de carros totalmente elétricos (a BYD também vende híbridos plug-in e é líder mundial neste segmento, seguindo de perto a Tesla em termos de segmento de carros elétricos).
Mais recentemente, as primeiras marcas atingiram o nível de 300.000 novos registos (GAC Aion e BMW), enquanto a Volkswagen não ficou muito atrás.
Grupos automotivos
Principais grupos automotivos por participação no segmento eletrificado plug-in no período de janeiro a agosto:
- BYD - 21,8% (1.783.739)
incluindo a marca Denza - Tesla - 14,4% (1.177.908)
- Grupo Volkswagen - 7,3% (594.562)
- Geely-Volvo - 6,1% (498.145)
- SAIC - 5,4% (444.431)
incluindo a empresa SAIC-GM-Wuling (entre a SAIC, a GM e a Liuzhou Wuling Motors) - Stellantis - 4,6%
- Grupo BMW - 4,1%
- Hyundai Motor Group - 4,1% (apenas cerca de 4.000 unidades atrás do BMW Group)
- GAC - 4,0%
A mesma comparação, mas limitada aos carros totalmente elétricos, dá-nos uma visão diferente (a BYD está se aproximando gradualmente da Tesla).
Principais grupos automotivos por participação no segmento de eletrificados no período de janeiro a agosto:
- Tesla - 20,6% (1.177.908)
- BYD - 15,7% (897.768)
incluindo a marca Denza - Grupo Volkswagen - 7,8% de quota (443.618)
- SAIC - 7,5% (426 106)
incluindo a empresa SAIC-GM-Wuling (entre a SAIC, a GM e a Liuzhou Wuling Motors) - GAC - 5,6% (321.664)
- Geely-Volvo - 5,6% (321.664)