A Citroën apresenta o e-C3, anunciado como "o primeiro carro elétrico acessível da Europa" pelo fabricante. Esse modelo completamente novo custa 23.300 euros (R$ 123.600) e se apresenta como um pequeno SUV com autonomia de até 320 km. Em 2025, está prevista uma versão ainda mais econômica por 19.990 euros (R$ 107.000), com uma autonomia de 200 km.
A base técnica não é o C3 a combustão, mas a "Plataforma Inteligente de Carros Elétricos Global da Citroën", já em uso no C3 na Índia e aqui no Brasil. A versão inicial do Citroën ë-C3 é impulsionada por um motor elétrico de 83 kW, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, com uma velocidade máxima de 135 km/h. Ele é equipado com uma bateria de 44 kWh que utiliza a química de fosfato de ferro e lítio (LFP), proporcionando a mencionada autonomia de 320 km.
O carregamento pode ser feito com até 100 kW em corrente contínua, o que possibilita carregar a bateria de 20% a 80% em apenas 26 minutos. Com corrente alternada, o mesmo nível de carga leva cerca de 4 horas e 10 minutos a 7 kW em uma única fase (na Alemanha, apenas 4,6 kW em uma única fase são permitidos). Com uma Wallbox de 11 kW, o processo deve levar 2 horas e 50 minutos.
Com 4,01 metros de comprimento, o veículo é quase 30 cm mais longo do que o Dacia Spring; assim, o e-C3 tem aproximadamente o mesmo comprimento do segundo menor SUV elétrico no mercado (Jeep Avenger). Com 1,57 metros de altura, ele supera ambos. O assento do motorista é cerca de 10 centímetros mais alto do que no C3 normal, e a distância do solo é quase dois centímetros maior (163 em vez de 135 mm). O porta-malas tem uma capacidade de 310 litros, embora o volume máximo ainda não tenha sido especificado.
O interior possui um pequeno display semelhante a uma linha, em vez do painel de instrumentos, que fica à vista do motorista, acima do volante relativamente pequeno, sendo chamado pela Citroën de "Head-up Display".
Quanto ao equipamento interno, existem duas versões: a versão "You" inclui uma base para smartphone como item de série. Um aplicativo do veículo instalado no smartphone pode ser iniciado automaticamente via NFC. O controle do aplicativo é feito através dos botões no volante.
Na versão "Max", por outro lado, há uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas na horizontal, levemente inclinada em direção ao banco do motorista. A navegação é realizada por meio do aplicativo "e-Routes", que permite planejar rotas e fornece informações em tempo real sobre os postos de carregamento. Além disso, há um painel de instrumentos revestido com tecido, criando um ambiente de sala de estar.
A versão de entrada "You" inclui (além do suporte para smartphone já mencionado) faróis de LED, suspensão "Advanced Comfort", sistema de frenagem de emergência, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, sensor de luminosidade, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro e ar-condicionado. A presença do carregador de 11 kW na versão "You" não é mencionada no comunicado de imprensa.
O e-C3 Max também possui rodas de liga leve de 17", um design bicolor, proteção frontal e traseira, a tela sensível ao toque mencionada, bancos "Advanced Comfort", retrovisores elétricos dobráveis e aquecidos, banco traseiro rebatível, lanternas traseiras de LED, vidros laterais traseiros escurecidos, ar-condicionado automático, carregamento sem fio para smartphones, câmera de ré e vidros elétricos traseiros.
A estética incorpora elementos do conceito Citroën Oli, incluindo o design das luzes e a assinatura luminosa. Pela primeira vez, o veículo ostenta o novo logotipo oval da marca. Cinco cores de carroceria estão disponíveis: branco, azul, vermelho, prata e preto. Para a versão "Max", há a opção de teto preto ou branco. A fabricação do veículo ocorre na fábrica da Citroën na Eslováquia. O carro estará disponível nas concessionárias no segundo trimestre de 2024.
Concorrentes prováveis incluem o Dacia Spring (a partir de 22.750 euros, 33/48 kW, com até 230 km de autonomia) e os SUVs da Stellantis, como o Jeep Avenger (a partir de 37.000 euros, 115 kW, com cerca de 410 km de autonomia). A possibilidade de versões de outras marcas da Stellantis ainda está por ser anunciada.
Fonte: Citroen (per E-Mail)
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