O recém-apresentado novo Citroën C3 Aircross terá uma versão totalmente elétrica num futuro próximo. O utilitário baseado no mais recente C3 chegará ao mercado como uma opção familiar, se destacando pela variante com três fileiras de assentos e amplo espaço interno em comparação aos rivais do segmento.
O aguardado C3 Aircross elétrico será baseado no eC3 com ambos compartilhando a arquitetura (CMP). Enquanto o C3 Aircross com motor a combustão será lançado em setembro com entregas logo em seguida, a versão elétrica está prevista para algum momento de 2024.
Os dados de powertrain e bateria do C3 Aircross EV ainda não foram revelados, mas o hatchback Citroën eC3 está equipado com um motor elétrico montado no eixo dianteiro que entrega 57 cv e 14,6 kgfm alimentado por uma bateria de 29,2 kWh, suficiente para um alcance de 320 km pelo ciclo indiano ARAI - o compacto elétrico possui dois modos de condução – Eco e Standard – juntamente com a travagem regenerativa.
No caso do SUV elétrico Citroën as especificações devem ser superiores, considerando o porte maior e proposta familiar. A imprensa local fala em uma bateria maior (pelo menos 40 kWh), para um alcance ao redor dos 400 km com uma carga.
Galeria: Citroën C3 Aircross 2024
Disponível em configurações de 5 e 7 lugares, o C3 Aircross tem altura de 1,67 metro, largura de 1,79 metro e 4,32 metros de comprimento. Mas o destaque aqui é a distância entre-eixos de 2,67 metros e o espaço no porta-malas de 511 litros, que colocará o SUV da Citroën entre os melhores do segmento, desbancando modelos como Hyundai Creta e Volkswagen Taigun.
O interior adota as linhas do eC3 e possui um quadro de instrumentos TFT de 7 polegadas e um sistema de informação e entretenimento de 10,2". O modelo também possui pacotes personalizados – Vibe, Elegance, Travel e Care está sendo oferecido em quatro cores monocromáticas e 6 opções de cores de dois tons.
Flagra
Recentemente, uma mula de teste do C3 Aircross elétrico foi flagrada nas ruas de Chennai, na Índia. No vídeo postado no Facebook o protótipo está totalmente camuflado, mas num olhar mais atento é possível ver o módulo de bateria que se sobressai.
Quando for lançado, o C3 Aircross elétrico irá encarar rivais que também chegarão ao mercado em breve, como o próximo Hyundai Creta elétrico, que segue em testes na Índia e deve estrear em breve.