SUV elétrico premium da Chery está confirmado para o Brasil em 2024
Exeed Exlantix ET tem quase 5 metros, tecnologia de ponta e ambições internacionais
Longe do domínio Caoa Chery, a Chery Internacional trabalha em um plano ousado para voltar ao Brasil. Conforme apurado pelo Motor1 Brasil, que está na China a convite da Chery, um dos modelos dessa nova ofensiva será o Exeed Exlantix ET, um SUV disponível com trem de força elétrico a bateria ou com extensor de alcance que está confirmado para o Brasil em 2024.
Também nesta semana, a Chery obteve a permissão de produção para o Exeed Exlantix ET, um SUV elétrico desenvolvido na China mas que tem como objetivo atingir também os mercados internacionais.
Galeria: Exeed Exlantix ET
A Exeed foi fundada em 2017 como uma marca premium da Chery e o ET é derivado de outro modelo, o Li Auto 7, este desenvolvido por outra marca do grupo que é mais voltada ao mercado chinês. Dessa forma, ambos os modelos têm porte, design e especificações semelhantes.
Recentemente, a Exeed fundou uma nova linha chamada Exlantix, que compreende exclusivamente veículos NEV (New Energy Vehicle). Em 2026, a Exeed planeja lançar seis modelos Exlantix, tornando-a uma marca independente da Chery.
Vendido como Sterra na China, o Exeed Exlantix ET é baseado na plataforma E0X da Chery, que também sustenta o Luxeed S7 e o Exlantix ES (Sterra ES). Ele suporta tanto trens de força BEV (elétrico a bateria) quanto EREV (extensor de alcance). Suas principais características são a suspensão a ar e a arquitetura de alta voltagem de 800V.
Baseado no Li Auto 7, o Exlantix ET tem uma configuração para cinco ocupantes, mede 4.955 mm de comprimento, 1.975 mm de largura, 1.698 mm de altura com distância entre-eixos de 3.000 mm.
O Exlantix ET tem design criado por Pier Luigi Ferrari, que adicionou ao SUV elétrico alguns recursos externos como grandes elementos LED interativos (ISD Cyber Butterfly) no para-choque dianteiro. Eles permitem que o motorista se expresse e se comunique com outros usuários no trânsito.
Como dissemos no início, o ET será um dos modelos elétricos da nova ofensiva da Chery no Brasil está previsto para desembarcar em algum momento de 2024.
Fotos: Nicolas Tavares (Motor1) / divulgação Exeed
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
Chery apresenta bateria que recupera 400 km de alcance em 5 minutos
Isenção de IPVA: Governo de São Paulo exclui carros e ônibus elétricos
Novo Chery Tiggo 9 PHEV, já registrado no Brasil, tem início de vendas na China
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia