A Toyota revelou um conceito de veículo elétrico compacto e quadrado chamado Kayoibako que, segundo a empresa, poderá atender às necessidades de muitas pessoas que vivem em áreas urbanas, incluindo pequenas empresas, serviços de transporte e empresas de entrega de última milha.
Graças ao design modular do assoalho e ao software personalizável, a van elétrica pode ser configurada como uma loja móvel com a instalação de prateleiras para exposição de produtos, um microônibus com a instalação de assentos adicionais ou um veículo pessoal com a personalização de tudo de acordo com os gostos e as necessidades do proprietário.
A Toyota diz que a palavra "kayoibako" vem do mundo dos contêineres de transporte e se refere a contêineres configuráveis que podem acomodar inserções mutáveis, adotando uma abordagem de tamanho único.
Medindo 3.990 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.855 mm de altura, a minivan com emissões zero é 18 cm mais curta que o Chevrolet Bolt EV, portanto, não espere fazer uma mudança com a van modular movida a bateria da Toyota. No entanto, ela é cerca de 10 cm mais larga e 25 cm mais alta, portanto, o espaço para a cabeça e os ombros não deve ser um problema.
A montadora japonesa diz que o Kayoibako EV "é um novo conceito de espaço compacto que representa o futuro da mobilidade", e pode estar certa, considerando que nem todo mundo precisa de baterias enormes de 200 kWh e centenas de quilômetros de alcance com uma carga completa diariamente.
A van em forma de cubo é o terceiro veículo conceito da Toyota preparado para o Japan Mobility Show 2023, com teasers de um crossover chamado FT-3e e um carro esportivo de duas portas apelidado de FT-Se. A Lexus, a marca de luxo da empresa japonesa, também deve revelar vários conceitos totalmente elétricos no salão do automóvel de Tóquio deste ano.
Em notícias relacionadas, a Toyota fez uma parceria com a Idemitsu - uma empresa petroquímica - para levar ao mercado, até 2027 ou 2028, baterias EV de estado sólido capazes de fornecer mais de 1.000 km de alcance com uma carga. Antes disso, a montadora japonesa quer lançar uma série de novos modelos movidos a bateria com base em uma plataforma de EV sob medida que deve oferecer pelo menos 800 km de alcance.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos