Em dezembro passado, a Toyota revelou um conceito único de picape elétrica na Tailândia chamado de Hilux Revo BEV Concept, com base na amplamente popular Hilux movida a gasolina e diesel. Evidentemente, a Toyota ainda não encerrou o desenvolvimento desse conceito, e isso abre um questionamento do que pode estar planejando no segmento de picapes elétricas.

Na semana passada, a Toyota enviou o mesmo modelo para a Austrália para testes adicionais e para obter contribuições dos clientes locais de frotas de grande volume de Hilux. "Nossos engenheiros de avaliação e parceiros da indústria confirmaram que este Hilux BEV focado na cidade - embora seja muito um veículo conceitual - parece, se sente e dirige como um modelo de produção", disse Sean Hanley, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Operações de Franquias da Toyota Austrália, em comunicado.

Galeria: Toyota Hilux Revo BEV

Caso você tenha perdido o anúncio inicial, a picape elétrica se assemelha à Hilux movida a diesel, exceto por algumas diferenças-chave: possui uma grade fechada com entradas de ar estreitas, uma porta de carregamento no para-lama dianteiro esquerdo e inscrições BEV em todo o veículo. Ela não chama a atenção como um veículo elétrico (e na verdade, parece algo semelhante ao antigo RAV4 EV em vez de algo completamente novo), mas olhando de perto, você perceberá que ela realmente é.

Faz sentido para a Toyota focar nesses mercados. A Hilux, afinal, tem sido a picape mais vendida na Austrália nos últimos sete anos, com mais de 64.000 unidades vendidas somente em 2022. Na Tailândia, onde é extremamente popular, a Toyota vendeu impressionantes 145.000 unidades em 2022.

Toyota Hilux Revo BEV3

O que isso indica sobre os planos da Toyota para picapes elétricas nos EUA? Isso certamente não está claro. A montadora japonesa pode estar ficando para trás na corrida dos veículos elétricos, mas isso não significa que uma nova picape elétrica não esteja a caminho. 

Com base nas tendências atuais de picapes elétricas nos EUA, ou na falta delas, parece que a Toyota não está necessariamente perdendo muito. As picapes elétricas atualmente disponíveis são caras e a demanda não é alta. A GM adiou o início da produção da Chevrolet Silverado EV e da GMC Sierra EV para 2025, indicando falta de demanda e a necessidade de melhorias de engenharia.

A Ford elogiou a capacidade de produção crescente da F-150 Lightning no início deste ano, afirmando "uma taxa de produção anualizada de 150.000 unidades até o outono." No entanto, vendeu apenas cerca de 3.500 unidades no terceiro trimestre de 2023 (uma queda de 46% em relação ao ano anterior) e anunciou recentemente demissões temporárias em um turno no Rouge Electric Vehicle Center devido a problemas na cadeia de suprimentos.

Muitas pessoas parecem estar mais empolgadas com a Tesla Cybertruck, mas ela ainda não está realmente à venda. E ainda não sabemos quanto custará.

Em 2021, a Toyota apresentou um conceito de "Pickup EV" que se assemelhava a uma Tacoma elétrica - a picape intermediária mais popular dos EUA. No mesmo ano, a marca confirmou que as motorizações eletrificadas a bateria se estenderiam às linhas de picapes. Desde então, adicionou a opção híbrida à Tacoma e à Tundra de tamanho completo.