A Toyota construiu seu primeiro protótipo da picape Hilux com célula de combustível de hidrogênio em sua linha de produção na Inglaterra. Trata-se de um projeto conjunto com parceiros de consórcio e foi apoiado por financiamento do governo do Reino Unido. A montadora pretende montar 10 unidades até o final do ano.
O trem de força dessa Hilux usa componentes do Toyota Mirai. A montadora japonesa estima que ela tenha uma autonomia de 600 km entre abastecimentos de hidrogênio. Para efeito de comparação, a Hilux do mercado australiano com o motor turbodiesel de 2,8 litros pode percorrer cerca de 1.150 quilômetros entre os abastecimentos.
Galeria: Picape Toyota Hilux Prototype movida a hidrogênio
As imagens mostram que os tanques de hidrogênio se encaixam entre os trilhos da estrutura, mais ou menos onde a cabine se encaixa. Os outros componentes da célula de combustível estão sob o capô, onde normalmente fica o motor de combustão. A bateria fica na parte traseira.
A Toyota iniciou esse projeto no início de 2022 como um estudo de viabilidade. O projeto e o desenvolvimento começaram em 1º de julho de 2022. A empresa começou a construir um protótipo em 5 de junho de 2023.
A montadora pretende submeter os 10 protótipos a testes para garantir que o modelo esteja à altura do legado robusto da Hilux. A Toyota está preparando testes de desempenho de segurança, funcionalidade e durabilidade para eles. A empresa quer entender as oportunidades e os riscos de uma picape movida a célula de combustível.
Em dezembro de 2022, a Toyota exibiu a Hilux Revo BEV Concept elétrica. Na época, a montadora não divulgou nenhum detalhe sobre a picape, como especificações da bateria ou do motor. Durante a apresentação, Akio Toyoda disse: "Os BEVs não são a única maneira de atingir as metas de neutralidade de carbono do mundo".
Também em 2022, a Toyota anunciou que pretendia construir uma picape leve com uma célula de combustível de hidrogênio como um projeto conjunto com a Isuzu e a Hino. A empresa não especificou um prazo para colocar esse modelo em produção.
A Toyota também está considerando a possibilidade de fabricar uma versão do Land Cruiser movida a célula de combustível. Versões híbridas plug-in e totalmente elétricas também são uma possibilidade. Até o momento, não está claro qual desses modelos, se é que algum deles, será realmente colocado em produção de série.
Fonte: Toyota