A startup chinesa de veículos elétricos NIO está explorando a possibilidade de adquirir as duas fábricas da Jianghuai Auto (JAC) que atualmente utiliza para montar seus modelos, enquanto busca obter uma licença de produção. Essas fábricas fazem parte de uma série de acordos anteriores entre as duas empresas.

Isso após a JAC Motor anunciar que planeja vender parte de seus ativos fabris por 4,498 bilhões de yuans (US$ 614 milhões). Essas duas fábricas incluem a JAC-Nio e a Nio, também conhecidas como instalações de produção F1 e F2.

Galeria: NIO ET5

Ainda que a Nio esteja ciente dessa movimentação e não tenha se posicionado oficialmente, o site local CarNewsChina relatou, citando uma fonte não identificada, que a fabricante de veículos elétricos Nio está considerando a aquisição dos ativos da JAC e a obtenção de sua licença de produção. Segundo a fonte, isso teria um impacto extremamente positivo nos negócios e na eficiência de longo prazo da Nio.

A Nio inicialmente planejou construir uma fábrica em Xangai, mas a chegada da Tesla fez com que a fabricante de EVs percebesse que, com a presença da gigante americana, o governo de Xangai não estaria disposto a investir nela. Em 2016, a Nio assinou um acordo de fabricação com a JAC e no ano seguinte a planta F1 entrou em produção.

Galeria: NIO EC7

Em março de 2021, a Nio assinou um acordo com a JAC para estabelecer uma joint venture. No mês seguinte, a Nio e o governo de Anhui anunciaram conjuntamente o início da construção do NeoPark. A fábrica F2 da Nio é o primeiro projeto do NeoPark, e o primeiro modelo produzido foi o Nio ET5, que começou a ser entregue no final de setembro de 2022.

Falando de mercado, a Nio está registrando um crescimento acelerado nos emplacamentos de carros elétricos. No acumulado de 2023 a empresa atingiu 109.993 entregas, uma média diária de aproximadamente 400 unidades ao longo do ano, um crescimento na comparação ano a ano de 33,43%.

Enquanto isso, no terceiro trimestre de 2023 os números também são animadores: a Nio entregou 55.432 veículos elétricos, um avanço de 75,37% em relação às 31.607 unidades no mesmo período de 2022.

Fonte: CarNewsChina