Toyota também anuncia mudança para o padrão de carregamento da Tesla
Enquanto acelera sua estratégia de carros elétricos, Toyota e Lexus abraçam o plugue NACS nos Estados Unidos
Em mais um movimento importante para a mobilidade elétrica, a Toyota anunciou hoje que seus futuros veículos elétricos, juntamente com os da marca Lexus, adotarão o padrão de conexão de carregamento da Tesla, conhecido como o North American Charging Standard (NACS). Essa decisão coloca a Toyota ao lado de vários outros fabricantes que já fizeram a transição para esse padrão nos Estados Unidos.
"Inserindo-se na estratégia de eletrificação de veículos da Toyota, que oferece uma ampla gama de opções de powertrains eletrificados, os clientes da Toyota e da Lexus terão acesso conveniente a mais de 12.000 Superchargers da Tesla em toda a América do Norte", afirmou a montadora em um comunicado.
A Toyota confirmou que essa mudança para o plug NACS começará a partir de 2025, embora haja alguns detalhes a serem discutidos. Além disso, os carros existentes que usam o sistema de plugues do Sistema de Carregamento Combinado (CCS) terão acesso aos Superchargers da Tesla por meio de um adaptador no mesmo ano.
Essa decisão se torna mais um episódio em uma série de fabricantes de automóveis que optaram por fazer a transição para o padrão da Tesla. Recentemente, o Grupo BMW também anunciou sua mudança do padrão CCS, que atualmente é predominante nas estações de carregamento público nos Estados Unidos, para o formato da Tesla. Outros fabricantes, como a General Motors, Mercedes-Benz, Nissan, Hyundai, Kia e várias outras marcas, também anunciaram a transição para o NACS.
Essas mudanças normalmente entrarão em vigor com os novos modelos a partir de 2025, e, como no caso da Toyota, os carros já existentes poderão acessar essas redes com o uso de um adaptador. Além disso, empresas de carregamento, como ChargePoint e Electrify America, também estão começando a adotar o NACS, especialmente à medida que ele se torna um padrão SAE adequado, conhecido como J3400.
Galeria: Avaliação Toyota bZ4X 2023
Embora a Toyota não tenha especificado quais modelos de veículos elétricos utilizarão o plugue NACS, é evidente que a empresa está se preparando para uma mudança significativa à medida que intensifica a produção de veículos elétricos e baterias sob a liderança de seu novo CEO, Koji Sato.
A Toyota planeja uma plataforma BEV totalmente nova, novas técnicas de fabricação para competir com o que a Tesla e as montadoras chinesas podem fazer, baterias de estado sólido de alta autonomia e até 10 novos modelos BEV da Toyota e da Lexus até 2026. Isso levanta a possibilidade de que o elétrico bZ4x, que teve vendas lentas e críticas mornas, possa ser substituído por um desses novos BEVs.
Curiosamente, um porta-voz da Toyota na América do Norte se recusou a comentar o que isso significa para a linha de híbridos plug-in da empresa, que atualmente usa um plugue J1772 convencional. Não está claro se esses veículos também poderão incorporar os plugues NACS, mesmo para carregamentos mais lentos típicos de carros híbridos.
Em resumo, essa decisão é mais uma vitória significativa para o padrão de plugues da Tesla, que parece destinado a se tornar o padrão de carregamento na América do Norte em breve. Além disso, é uma excelente notícia para os compradores que aguardam ansiosamente os veículos elétricos da Toyota; agora, todos esses carros também terão acesso às estações Supercharger em todo o país. Neste ponto, a questão não é mais quem fará a transição, mas quem ainda não fez.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD