A cidade de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (19) líderes estaduais do Sul e Sudeste na abertura do nono encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
Com o objetivo de promover a elaboração de diretrizes conjuntas e políticas públicas relacionadas a temas prioritários, como meio ambiente e segurança pública, o evento terá reuniões e debates entre governadores, secretários e gestores estaduais.
“Temos desafios como o das mudanças climáticas, pois vamos passar recorrentemente por situações de estiagem e de cheias. E isso tem a ver com a temática da sustentabilidade, que vai ser muito forte neste Cosud com o que de fato vamos fazer para descarbonizar o nosso planeta, como vamos fazer a recomposição de reservas florestais e também a transição energética”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Criado em 2019, o Cosud tem como objetivo principal a consolidação da agenda de cooperação entre os governos dos sete estados que compõem o grupo e abrigam uma população de 119 milhões de habitantes e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E entre os vários temas abordados, um dos destaques foi a transição energética e as energias limpas, onde o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aproveitou sua fala para promover os veículos movidos a etanol e criticar aspectos dos carros elétricos:
"Temos que lembrar que o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui. A transição para o carro elétrico envolve a importação de bateria que pouquíssimos países produzem.
Envolve destruirmos milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não vai ter mais sentido. Peças de motor a combustão, escapamentos, uma série de itens que não são utilizados no carro elétrico”, disse Zema. “Vai significar a migração de empregos sem considerar em posto de gasolina, concessionárias, etc.”
O governador de Minas Gerais também afirmou que o Brasil tem uma frota considerável movida a combustível renovável, mas que não tem conseguido mostrar isso.
Por sua vez, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também defendeu o etanol, enfatizando as vantagens do combustível vegetal e do valor energético da cana de açúcar.
Dito isto, parece controversa a fala do governador Zema em desfavor dos carros elétricos, ainda mais considerando que Minas Gerais abriga um grande projeto para construção de um complexo de produção de veículos elétricos e baterias na região de Belo Horizonte, sem contar a grande operação de extração sustentável de lítio para baterias na região do Vale do Jequitinhonha.
Fonte: SP.gov
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Desafios e oportunidades da transição energética no setor automotivo
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Brasil cria regras para uso de baterias na geração de energia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Brasil com potencial de US$ 1,3 trilhão em investimentos em energia limpa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Fórmula E celebra uma década como pioneira em carbono líquido zero