O BYD Dolphin recebeu a nota mais alta em segurança na avaliação do Euro NCAP. Carro elétrico mais vendido do Brasil e um dos principais modelos globais da BYD, o hatchback alcançou as 5 estrelas nos testes de impacto e recursos de segurança, mostrando a competitividade dos novos carros produzidos na China frente às marcas tradicionais, segundo o elogio do órgão europeu.

De acordo com o comunicado do Euro NCAP, os fabricantes chineses estão empenhados em demonstrar que os seus automóveis são compatíveis com marcas mais bem estabelecidas. E os carros divulgados hoje mostram que a segurança é uma das áreas em que eles competem, em benefício dos compradores de carros.

Galeria: BYD Dolphin 2023 - Euro NCAP

BYD Seal e Xpeng P7 também receberam 5 estrelas

Além do Dolphin, o BYD Seal e o Xpeng P7 também foram avaliados pelo Euro NCAP, todos os três recebendo a classificação mais alta de 5 estrelas. O órgão elogiou particularmente as áreas de proteção contra colisões de adultos e crianças. E também destacou que todos estão bem equipados com uma impressionante gama de tecnologias de segurança, incluindo assistência de faixa e velocidade.

Segundo o Euro NCAP, os fabricantes são incentivados a instalar a detecção de presença infantil (CPD), um sistema que emite um aviso quando reconhece que uma criança ou bebê foi deixado no carro, um dispositivo útil nos meses quentes de verão, quando os carros podem ficar superaquecidos.

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O Euro NCAP foi a primeira organização a nível mundial a desenvolver requisitos técnicos para sistemas de detecção de presença de crianças e agora avalia rotineiramente o seu desempenho. Como resultado, os sistemas de CPD estão se tornando cada vez mais comuns, e tanto o BYD Seal quanto o Dolphin estão equipados com o sistema, enquanto o XPENG P7 atualmente não tem detecção de presença infantil.

Galeria: BYD Dolphin Plus e Dolphin Diamond (BR)

Colisão e sistemas de segurança

Falando particularmente dos testes de colisão, o compartimento de passageiros do Dolphin permaneceu estável no teste de impacto frontal. Houve boa proteção para joelhos e fêmures do motorista e do passageiro, enquanto a proteção do peito do motorista foi classificada como marginal. Por outro lado, a proteção de todas as áreas críticas do corpo foi boa ou adequada para o passageiro da frente e o motorista.

No teste de barreira rígida, a proteção de todas as áreas críticas da carroceria foi boa ou adequada para o motorista e o passageiro traseiro. No teste de barreira lateral, a proteção de todas as áreas críticas da carroceria foi boa e o Dolphin obteve a pontuação máxima nessa parte da avaliação. No impacto lateral de poste mais severo, a proteção foi boa ou adequada para todas as partes críticas do corpo.

Além disso, o carro elétrico compacto mostrou bom desempenho na proteção contra lesões por efeito chicote em caso de colisão traseira. O modelo possui um avançado sistema eCall que alerta os serviços de emergência em caso de colisão e também um sistema que aciona os freios após um impacto, para evitar colisões secundárias. Em caso de afundamento, as portas, se trancadas, poderiam ser abertas dentro de dois minutos após a perda de energia e que os vidros elétricos permaneceriam funcionando por tempo suficiente para permitir que os ocupantes escapassem.

Fonte: Euro NCAP