Honda e GM anunciaram que estão cancelando a parceria para o desenvolvimento de futuros carros elétricos acessíveis. O investimento previsto no projeto era de US$ 5 bilhões, o equivalente a 25 bilhões de reais.
De acordo com a Reuters, as duas montadoras abandonaram o plano que havia sido anunciado há pouco mais de um ano, que envolvia uma colaboração de longo prazo para criar uma série de carros elétricos baseados na plataforma Ultium desenvolvida pela GM.
"Após extenso estudo e análise, chegamos conjuntamente à decisão de descontinuar o programa", cita a Reuters em um comunicado conjunto da GM e da Honda.
Dessa forma, os únicos produtos desta parceria continuam sendo os SUVs Honda Prologue e Acura ZDX, ambos baseados na arquitetura elétrica da General Motors.
Como foi relatado, os planos da parceria previam o lançamento de uma série de veículos elétricos acessíveis nos próximos anos. O primeiro estava previsto para chegar aos Estados Unidos em 2027, usando uma nova plataforma compartilhada que aproveitaria todo o know-how de ambos os fabricantes.
De acordo com os planos, alguns desses modelos seriam lançados nos mercados globais, incluindo a China e até o Brasil, possivelmente. No entanto, como o plano foi cancelado, e a Honda afirmou que cada marca continuará a trabalhar em seus próprios EVs acessíveis.
Pelo lado da GM, a decisão de se concentrar em sua própria receita devido às greves em suas fábricas nos EUA pode desempenhar um papel importante. As greves do sindicato United Auto Workers (UAW) estão atualmente custando à GM cerca de US$ 200 milhões por semana.
Por causa das greves, entre outros contratempos, os planos da GM para a mobilidade elétrica também foram adiados. O Chevrolet Equinox, que deveria ter sido lançado em 2023, agora será lançado vários meses depois, como disse recentemente a CEO da GM, Mary Barra. A meta de produzir 400.000 carros elétricos até meados de 2024 também foi cancelada pela GM.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global