page ad skin

Suzuki eVX: 1º SUV elétrico da marca está pronto para a produção

Primeiro elétrico da Suzuki, que será feito na Índia, aparece pronto no Japan Mobility Show

Suzuki eVX - Japan Motor Show (12)

A Suzuki aproveitou o Japan Auto Show para mostrar o conceito do novo Swift e também o eVX, um SUV elétrico compacto que é nada menos que o primeiro veículo totalmente elétrico da marca e aparentemente está quase pronto para a produção em série. 

Vale lembrar que o Suzuki eVX foi exibido na Auto Expo 2023 na Índia antes desta apresentação no evento japonês. Desenvolvido pela Maruti-Suzuki o novo SUV elétrico possui 4.300 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.600 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.700 mm.

Suzuki eVX - Japan Motor Show (5)

As especificações completas ainda não foram divulgadas, mas a Maruti afirmou que o modelo seria construído sobre uma nova plataforma BEV específica. O conceito estava equipado com uma bateria de 60 kWh de capacidade e autonomia estimada pra 500 km com uma carga. Espera-se que os números de potência fiquem entre 140cv e 170cv.

Suzuki eVX - Japan Motor Show (11)

A imprensa local acredita que o Suzuki eVX apresente um interior simples com duas telas integradas para o quadro de instrumentos e sistema de informação e entretenimento. As quatro linhas verticais no painel se assemelham a saídas de ar condicionado orientadas verticalmente, enquanto o painel central parece ter botões convencionais para funções essenciais.

Este primeiro carro elétrico da Suzuki terá proposta de amplo alcance de mercado, graças ao porte de S-Cross que visa "levar adiante o legado 4x4 da marca" e soluções simples e práticas. Sua produção em série está prevista para começar no final de 2024 na Índia, mas ele também chegará aos mercados globais em seguida. 

Galeria: Suzuki eVX - Japan Motor Show

Além disso, em parceria com a Toyota, a Suzuki trabalha no desenvolvimento de um carro elétrico compacto com proposta popular. O futuro EV poderia ser o segundo modelo de zero emissão na linha após a estreia do eVx, abrindo caminho para a transição energética da montadora japonesa.