Para os visitantes casuais do Japan Mobility Show, pode ter parecido que um OVNI de aparência estranha estava prestes a aterrissar em um cupê futurista de duas portas com faróis estreitos e aparência robusta. Na realidade, foi assim que a Subaru decidiu estrear dois veículos na exposição - um para a estrada e outro para o ar. Diga oi para os conceitos Sport Mobility e Air Mobility.

Para constar, a Subaru não faz nenhuma menção ao SVX da década de 1990 com relação ao conceito Sport Mobility, mas com certeza vemos todos os tipos de semelhanças. Ambos são cupês de duas portas de tamanho considerável com faróis estreitos. Ambos têm uma curiosa estranheza.

E nenhum deles parece se encaixar perfeitamente em um gênero automotivo específico. Por exemplo, o Sport Mobility Concept não é tão alto quanto um SUV típico, mas tem uma robustez estranha que se encaixa nesse gênero. É um cupê puro? É um crossover puro? Será que ele se conecta de alguma forma com o Air Mobility Concept e decola?

A resposta a essa última pergunta é não. Esses dois conceitos foram apresentados juntos porque cada um deles representa "mais liberdade na mobilidade". Nesse sentido, o Sport Mobility Concept é anunciado como um carro elétrico a bateria que é agradável de dirigir em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer condição.

Infelizmente, a Subaru não fornece detalhes sobre como exatamente o conceito se locomove pela cidade. No entanto, fomos informados de que ele apresenta uma posição de dirigir baixa, com o assento montado no centro do cockpit, tudo em prol de uma experiência agradável ao volante. Essa é uma escolha interessante, com certeza, e também é estranha... como o SVX era no passado.

Por falar em SVX, esse conceito parece muito longo de perfil e, embora os painéis da carroceria sejam um pouco volumosos, o teto fica bem baixo. O vidro lateral não tem janelas segmentadas como o SVX tinha, mas o para-brisa envolvente do conceito cria uma aparência geral semelhante. Combinando tudo isso com os assentos estranhos, as rodas esquisitas e os faróis estreitos, temos que pensar que alguém da equipe de design da Subaru tinha em mente o início da década de 1990 ao desenhar essa máquina.

O Sport Mobility Concept foi anunciado como um modelo estritamente de exibição, portanto, não espere vê-lo entrar em produção, mas ele pode influenciar futuros produtos. Quanto ao Air Mobility Concept, ele possui seis pás de rotor em torno de uma pequena central de comando. Também é estritamente um conceito, mas a Subaru diz que engenheiros das divisões aeroespacial e automotiva estão colaborando para que as demonstrações de voo aconteçam.

Fotos: Motor1.com / Fábio Trindade