A Stellantis encontrou um novo parceiro na startup de veículos elétricos Leapmotor para utilizar seu ecossistema de tecnologia existente como parte de uma joint venture de US$ 1,6 bilhão para ampliar a oferta de carros elétricos chineses em novos mercados externos.
No comunicado oficial de imprensa da Stellantis, o grupo anuncia que adquiriu uma participação de 20% na Leapmotor em troca de um investimento de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,58 bilhão). Esse investimento também inclui a formação da Stellantis International – uma nova joint venture com a Leapmotor, na qual a primeira possui uma participação de 51%.
A Stellantis é a quarta maior montadora mundial e a segunda da Europa em termos de vendas e é composta por marcas como Jeep, Citroën, Chrysler ou RAM. A Leapmotor é uma startup chinesa de veículos elétricos que vende dois modelos na China.
De modo geral, essa joint venture garante direitos exclusivos para a Stellantis para a produção, venda e exportação de veículos da Leapmotor em todos os mercados fora da China. Assim, a Leapmotor utilizará a presença global da Stellantis para aumentar as vendas internacionais, começando na Europa, mas se expandindo posteriormente para outros mercados. Os embarques começarão no segundo semestre de 2024.
Por sua vez, a Stellantis se apoiará na linha de carros elétricos da marca chinesa para alcançar suas metas de eletrificação dentro do plano estratégico Dare Forward 2030. Os veículos da Leapmotor serão construídos nas fábricas da Stellantis em todo o mundo, incluindo os EUA, de acordo com o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
A Leapmotor entregou cerca de 111.000 novos veículos de energia (NEVs) em 2022, ganhando um lugar no primeiro nível de montadoras em um mercado chinês saturado de veículos elétricos. Embora atualmente se concentre no mercado de veículos elétricos de médio a alto padrão, a Leapmotor diz que planeja cobrir os segmentos A a E nos próximos três anos, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
A Leapmotor utiliza a plataforma Leap 3.0 (também chamada de Four-Leaf Clover), que suporta carros elétricos a bateria (BEV) e EREVs. EREV é um tipo de elétrico que apresenta um pequeno motor de combustão que não está conectado às rodas como no caso dos PHEVs e só funciona como um gerador de energia para a bateria.
Leapmotor C01
A fabricante de veículos elétricos com sede em Hangzhou lança seus elétricos em ambas as versões – BEV e EREV. São dois modelos disponíveis na China – o SUV C11 e o sedã C01. Seu modelo mais recente é o SUV Leapmotor C10, revelado no IAA 2023 em Munique.
Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
Carro elétrico é o verdadeiro desafio para a nova Comissão Europeia