A conferência de resultados do terceiro trimestre de 2023 da GM trouxe algumas notícias ruins para os fãs de veículos elétricos, incluindo atrasos em vários modelos EV, produção mais lenta e cortes nos gastos de produtos para a mobilidade elétrica.
Mas também surgiram boas notícias sobre a próxima geração do Chevrolet Bolt EV, que a empresa confirmou pela primeira vez em julho, quando disse que utilizaria a bateria Ultium da GM e a tecnologia de propulsão.
"Outro lançamento importante para nós é a próxima geração do Chevrolet Bolt EV. Sei que tem havido alguma especulação no mercado sobre o motivo de estarmos desenvolvendo um novo Bolt EV. Nossa estratégia é aproveitar o enorme patrimônio que temos na marca e fazer isso da forma mais eficiente possível", disse a CEO da GM, Barra, na teleconferência de resultados do terceiro trimestre de 2023.
Ela observou que a GM abandonou um plano anterior de gastar US$ 5 bilhões em vários novos veículos elétricos mais básicos, incluindo o Bolt EV, e agora está "aproveitando os melhores atributos do Bolt EUV de hoje, bem como o Ultium, nosso software mais recente, e o NACS".
Com isso, a próxima geração do Bolt EV "proporcionará uma experiência de direção, carregamento e propriedade ainda melhor com um veículo que sabemos que os clientes adoram", disse o executivo.
Barra então revelou que a próxima geração do Bolt EV contará com uma bateria de fosfato-ferro-lítio (LFP), mas se absteve de oferecer qualquer estimativa de alcance. É interessante notar que ela não disse explicitamente que o novo Bolt terá uma autonomia melhor do que a do atual, que chega a 390 km pelo padrão Inmetro.
"No processo, estamos economizando bilhões em despesas de capital e engenharia, fornecendo um pacote de baterias significativamente melhorado em termos de custo usando células LFP adquiridas, estamos chegando ao mercado pelo menos dois anos mais rápido e nosso custo unitário será substancialmente menor", disse ela.
Barra acrescentou que essa será a primeira implementação da GM na América do Norte da tecnologia LFP na plataforma Ultium.
Há algumas conclusões importantes aqui. Em primeiro lugar, a CEO da GM sugeriu que a próxima geração do Bolt será baseada no atual Bolt EUV, o que provavelmente significa que ele virá apenas como um crossover, abandonando o estilo de carroceria hatchback. Isso também indica que o futuro Bolt não será um projeto totalmente novo; provavelmente, ele pegará emprestados alguns elementos do Bolt EUV atual.
Em segundo lugar, o Bolt da próxima geração contará com uma bateria LFP que ajudará a reduzir os custos, tornando-o mais acessível para os compradores. No entanto, ainda não se sabe se o Bolt de segunda geração será mais acessível do que o modelo anterior. O Bolt EUV 2023 começa em US$ 27.800 (R$ 139.000), um número muito difícil de ser superado.
Em terceiro lugar, o próximo Bolt será um EV ainda melhor em todas as áreas, o que é uma ótima notícia. Por fim, diz-se que as melhorias levarão ao aumento da lucratividade e à antecipação do lançamento no mercado em dois anos.
A GM ainda não anunciou uma data de lançamento para a próxima geração do Chevrolet Bolt.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Próximo Chevrolet Bolt será lançado apenas na versão EUV, confirma GM
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Com vendas em alta, Chevrolet Bolt EV e EUV serão produzidos até dezembro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Preço equivalente a R$ 100 mil 'bomba' vendas da linha Chevrolet Bolt nos EUA