O mercado de carros elétricos está crescendo mais rápido do que as previsões da maioria das montadoras, sobretudo com o avanço dos carros chineses pelo mundo. Essa mudança acendeu o sinal de alerta para fabricantes como a Nissan, que durante o Salão de Tóquio falou sobre os novos planos. 

Makoto Uchida, CEO da Nissan, falou sobre o assunto no Japan Mobility Show, afirmando que o mercado de carros elétricos está "se movendo mais rápido" do que as previsões da marca. O executivo enfatizou que a chegada dos carros elétricos chineses de baixo custo está obrigando as empresas ocidentais a reverem seus planos. 

"Achávamos que o processo era passo a passo, mas acelerou muito mais rápido", disse. "Os chineses aceleraram isso no mercado e foram além."

Considerando isso, a Nissan está revisando os planos de desenvolvimento para garantir que seus carros elétricos sejam mais baratos e não demorem para chegar ao mercado. O executivo disse ainda que a prioridade passou a ser discussões sobre os preços e análise de preços acessíveis para todos os mercados em que atua.

Embora não tenha dado um prazo para a redução dos preços de seus carros elétricos, Uchida destacou que o custo-benefício e a qualidade continuam sendo pontos importantes que não serão abandonados.

No fim, o executivo disse que a China deu um "alerta" para as montadoras, fazendo com que a Nissan reconsiderasse a maneira como desenvolve veículos elétricos para acompanhar o ritmo e trazer novas tecnologias e modelos ao mercado de forma mais rápida. 

Dito isto, o fato é que a Nissan tem muito trabalho pela frente. A montadora japonesa na frente com o Nissan Leaf, um veterano dos carros elétricos modernos e sucesso de vendas, mas a marca foi perdendo o ritmo. O modelo mais recente, Ariya, ainda está engatinhando em vendas e sequer chegou a diversos mercados. E os novos projetos de carros elétricos ainda estão engatinhando... 

Com Fábio Trindade do Motor1 Brasil, de Tóquio, Japão