Baterias de estado sólido avançam em testes e superam expectativas
Em testes independentes realizados pelos fabricantes, suas células resistiram a mais de 800 ciclos garantidos
Há algum tempo, a QuantumScape entregou protótipos de suas baterias de estado sólido a uma série de parceiros para que avaliassem seu desempenho de forma independente, e a empresa anunciou que também havia ajustado os processos de fabricação dessa bateria com células de 24 camadas.
Agora, os resultados dos testes foram divulgados e são muito positivos. Isso foi anunciado pela própria QuantumScape, que declarou durante a reunião de resultados do terceiro trimestre com os acionistas que tudo está indo de acordo com o planejado.
Quatro anos de desenvolvimento
Parece até que os protótipos entregues a alguns fabricantes de automóveis tiveram um desempenho melhor do que o esperado. Então, a bateria de estado sólido (pelo menos a da QuantumScape) chegará antes do esperado? Não necessariamente, mas existe essa possibilidade.
A empresa americana afirma que ainda há trabalho a ser feito, mas que os principais nós tecnológicos foram todos desatados. O caminho até o resultado foi bastante longo. Começou em 2020 com o primeiro eletrólito de cerâmica com uma fórmula patenteada. Em seguida, ele foi colocado em células de camada única, em células de 10 camadas, em células de 16 camadas e, finalmente, em células de 24 camadas, que são a escolha definitiva.
Essas células, chamadas QSE-5 (porque têm uma quantidade de energia igual a 5 Ah), têm uma estrutura "FlexFrame" que foi projetada para resistir à expansão do metal de lítio durante a carga e descarga de eletricidade.
Embora a arquitetura de interiores esteja agora no final do desenvolvimento, o pacote ainda precisa ser melhorado. É aqui que os esforços da QuantumScape serão concentrados nos próximos meses. O objetivo é conseguir um revestimento externo mais resistente que permita a adoção de cátodos capazes de cargas elétricas mais elevadas. Isso ainda aumentará o desempenho, mas colocará mais estresse na célula.
Esse trabalho possibilitará passar dos atuais 800 ciclos de carregamento e descarga para mais de 1.500. Se o QuantumScape for bem-sucedido, suas baterias de estado sólido também podem encontrar aplicação em muitos outros campos além do carro elétrico.
Galeria: QuantumScape
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes