A bateria de estado sólido está prestes a chegar, ao menos a da QuantumScape. A empresa norte-americana fez o anunciou durante o seu relatório trimestral aos acionistas, na qual apresentou em detalhes as suas perspectivas financeiras e os progressos da sua produção.

Ao fim de 13 anos de atividade, a hora chegou. A QuantumScape anunciou que deu um grande passo em frente na definição do seu eletrólito cerâmico patenteado, que agora está sendo utilizado com sucesso em células de 24 camadas que estão prontas a entrar em produção.

QuantumScape revela os primeiros dados de desempenho de sua bateria de estado sólido

A durabilidade está assegurada

A QuantumScape começou a trabalhar em células de estado sólido de camada única e, ao longo dos anos, expandiu-se para 10, 16 e 24 camadas. Estas últimas, apresentadas no final de 2022, entraram num programa experimental destinado a avaliar o seu desempenho e confiabilidade. Agora, a empresa afirma ter concluído esse processo de desenvolvimento e está pronta para colocar o seu produto em produção.

As células de 24 camadas, chamadas internamente de Sample-A, também foram entregues a vários fabricantes de automóveis parceiros da QuantumScape em dezembro de 2022 para avaliação independente. Agora, aparentemente, estão prontas. De fato, com a arquitetura e composição química atuais, perderam apenas 1% da capacidade após 100 ciclos de carga e descarga.

Densidade de 5 Amperes-hora

Anteriormente, mostramos células com cargas catódicas de cerca de 3 mAh/cm2 ", diz a carta aos acionistas. "Com as células atuais, estamos confiantes de que podemos atingir 5 mAh/cm2. Isto, juntamente com algumas melhorias adicionais na embalagem e na construção, nos permitirá fornecer aos nossos clientes uma bateria com uma densidade mais elevada do que a que existe atualmente no mercado.

 

Em termos de densidade, as células QuantumScape já atingiram os 5 Ah. Melhor do que as famosas 2170, células cilíndricas que são atualmente consideradas um pouco como padrão e que param nos 4,5 Ah ou pouco mais. Além disso, como mencionado, haverá espaço para mais melhorias até ao início da produção. Resta agora esperar pelo próximo relatório trimestral para saber o calendário.