A CATL, gigante chinesa de baterias de carros elétricos, começou a trabalhar na construção da fábrica com a produção mais rápida do mundo. Na nova Gigafactory, que será construída na China, a empresa será capaz de produzir uma célula por segundo.
A nova fábrica, que tem sede na província de Guizhou, no sudoeste do país, e custou algo como 950 milhões de euros, cobrirá uma área de quase um milhão de metros quadrados (o dobro do tamanho da Gigafactory de Nevada da Tesla, só para fazer uma comparação).
Inicialmente, a produção será de cerca de 30 GWh por ano, mas no futuro os volumes aumentarão significativamente, pelo menos para 60 GWh. Mas, além da quantidade, é o ritmo de produção que estabelece novos padrões.
As linhas de produção da nova fábrica CATL terão uma taxa de automatização de 95 por cento: serão extremamente rápidas e também extremamente flexíveis, de modo a poderem ser adaptadas à produção de diferentes tipos de células. Enquanto que para uma célula, a Gigafactory CATL demorará apenas um segundo, para uma bateria inteira demorará apenas dois minutos e meio.
A nova fábrica produzirá baterias tanto para veículos elétricos (prevê-se que cheguem a um milhão por ano) como para sistemas de armazenamento estacionários.
A CATL, que conta atualmente com 13 fábricas de produção de baterias, está trabalhando na Hungria numa fábrica que, por si só, atingirá os 100 GWh por ano. Até 2025, a empresa sediada em Ningde espera ultrapassar uma produção total de 670 GWh (em 2022, atingiu 191,6 GWh, um crescimento de 92,5% em relação a 2021).
No ano passado, a empresa foi responsável por 37% da produção mundial de baterias, seguida pela LG Energy Solution e BYD, que terminaram empatadas com uma quota de 13,6% cada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem