No Salão de Xangai, a montra por excelência do que a China está a fazendo em termos de mobilidade elétrica, o gigante das baterias CATL não podia estar ausente. O maior fabricante mundial de acumuladores para carros elétricos apresentou-se com grande pompa, revelando os seus ambiciosos planos para o futuro neutro em carbono até 2035.
Muitos produtos foram expostos: células com diferentes químicas, módulos integrados, software de gestão de última geração. Tudo será utilizado tanto para reduzir progressivamente o impacto ambiental da empresa como para manter a vantagem competitiva sobre a concorrência que permite ao gigante de Ningde ter atualmente uma participação de mercado de 37%.
Durante a conferência de imprensa realizada em Xangai, Jiang Li, membro do conselho de administração da CATL, afirmou: "Alcançar a neutralidade em carbono não é apenas uma responsabilidade nossa. É também uma forma eficaz de demonstrar as nossas capacidades e abrir novas oportunidades de mercado para nós". A ideia é avançar em cinco pontos-chave.
Tudo isto é apoiado por um novo programa de verificação da transparência da cadeia de valor, denominado Credit, que a CATL criou para verificar a sustentabilidade dos processos do início ao fim e o cumprimento de um código de ética empresarial que também se aplica aos seus fornecedores.
Paralelamente a este programa, a CATL apresentou também em Xangai o passaporte digital para baterias. Trata-se de um documento lançado pela Global Battery Alliance com um programa-piloto ao qual aderem cada vez mais empresas e que permite consultar de forma clara e segura toda a informação sobre a produção de baterias através da leitura de um simples código QR.
Passando à prática, a CATL apresentou também na feira de Xangai todas as suas últimas novidades em termos de produtos. Expôs células de pacote com diferentes químicas, desde o tradicional níquel-manganês-cobalto ao lítio-ferro-fosfato e ao inovador íon de sódio, e mostrou a versatilidade da sua bateria Qilin, que pode acomodar células com diferentes químicas para explorar as qualidades de cada uma.
Além disso, apresentou os formulários integrados assinados pela subsidiária Syn Land. É um módulo livremente personalizável que contém a bateria e todos os elementos acessórios, desde a eletrônica de controle até o sistema de resfriamento, que é vendido para startups e que lhes permite reduzir drasticamente o tempo e os custos de desenvolvimento de um carro elétrico.
Acima de tudo, no entanto, a CATL apresentou a nova bateria com uma densidade recorde de 500 Wh/kg. Definida como uma bateria "condensada", foi criada repensando todos os aspectos de um capacitor a partir do zero para alcançar o máximo resultado possível precisamente na relação entre o peso e a quantidade de energia armazenada.
O novo produto adota eletrólitos condensados altamente condutores (daí o nome) que criam uma estrutura de rede auto-adaptativa que se modela de acordo com as forças em jogo, melhorando o desempenho em todas as condições de uso.
A isso ele adiciona materiais catódicos com densidade de energia muito alta, ânodos inovadores e novos separadores. Também é produzido com métodos que maximizam o desempenho e contribuem para a criação de um produto que é tão eficiente quanto seguro e estável ao longo do tempo.
Wu Kai, Chefe do Departamento Técnico da CATL, comentou sobre a nova bateria condensada: "Nosso negócio é constantemente impulsionado pela busca de novos produtos que atendam às necessidades de nossos clientes. Temos um dos roteiros de tecnologia mais amplos do mundo e temos a força para transformar o que desenvolvemos em laboratório em um produto comercializável."
Esta bateria excede em muito o valor além do qual você pode pensar em fazer aeronaves elétricas, que foi convencionalmente definido em 400 Wh/kg. De fato, a CATL já está conversando tanto com fabricantes que produzem carros elétricos de ponta quanto com empresas e startups que operam no campo da aviação.
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