As baterias de sódio prometem ser uma verdadeira revolução para o carro elétrico. Mais baratas de produzir e com mais desempenho em baixas temperaturas, estas baterias estrearam recentemente no Hua Xianzi e no BYD Seagull, dois compactos elétricos destinados – por enquanto – apenas à China.
Permanecendo na Terra do Dragão, a CATL anunciou que suas primeiras baterias de sódio serão equipadas em um Chery, o esportivo iCar GT.
Quais são as características das baterias de sódio? A CATL - líder mundial no fornecimento de baterias, com uma participação de mercado de 37% - apresentou-as em julho de 2021, falando na ocasião de uma densidade de energia de 160 Wh/kg, ligeiramente inferior à proposta pelas soluções LFP.
Recentemente, no entanto, a gigante chinesa antecipou a chegada de uma segunda geração de baterias de 200 Wh/kg que teriam entrado em produção em 2023. Entre os benefícios declarados desta solução estão – como mencionado – os custos de produção reduzidos e a melhor eficiência nos períodos ou locais mais frios. Além disso, as baterias de sódio seriam "mais seguras" e menos prejudiciais ao meio ambiente do que as baterias de lítio.
Entre as desvantagens, no entanto, haveria a menor densidade de energia das baterias de lítio, a menor velocidade de carregamento e a menor tensão. Em essência, certamente seria uma alternativa útil para conter ainda mais o preço dos segmentos de nível de entrada elétrico, mas ainda pouco atraente para muitos veículos elétricos de marcas premium.
Por enquanto, o iCar GT é apenas um conceito, mas a Chery está considerando seriamente iniciar a produção em série. Afinal, "iCar" é uma verdadeira nova marca para o fabricante chinês, que quer começar a fazer barulho. Até porque, além do GT, o 03 foi apresentado no Salão de Xangai 2023, um SUV elétrico ao estilo do Ford Bronco que parece estar pronto para a produção.
E isso não é tudo, porque a Chery já antecipou que, sob a marca iCar, dois sedãs, dois SUVs e uma minivan também estrearão em breve; todos com zero emissões e unidos pela plataforma i-MS. A empresa não revelou informações oficiais sobre o trem de força dos vários modelos, mas é possível que as baterias de sódio sejam um denominador comum da proposta do iCar.
Fonte: CarNewsChina
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